Publicidade e ubiquidade
um breve estudo do audiovisual publicitário contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed45.2021.262Palavras-chave:
Publicidade Audiovisual, Ubiquidade, Entretenimento, Sociedade, ContemporaneidadeResumo
O conceito de ubiquidade das mídias vem sendo discutido por diversos pesquisadores. O que buscamos fazer neste artigo é, por meio de uma revisão bibliográfica, a pesquisa empírica de exemplos atemporais. Por considerarmos o filme publicitário a peça mais fascinante e representativa da contemporaneidade, aqui tratamos das características da ubiquidade do filme publicitários em todos os seus formatos (cinema, televisão, internet, smartphomes, mídias on e of line) que lhe permitem estar presente em nossas vidas diuturnamente, característica esta ligada intrinsecamente ao entretenimento, permitindo-lhe fazer parte de nosso cotidiano.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento -Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Lisboa: Difel, 1989.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GABLER, Neal. Vida, o filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GASTALDO, Edison L. Um tempo para jogar: o ser brasileiro na publicidade da Copa de 1998. Revista Campos. n. 01. 2001. Disponível em: <http://calvados.c3sl.ufpr.br/campos>. Acesso em: 22 de junho de 2010.
GUMBRECHT, Hans. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC. Rio de Janeiro, 2010.
HILLMAN, James. Entre vistas: conversas com Laura Pozzo sobre psicoterapia, biografia, amor, alma, sonhos, trabalho, imaginação e o estado da cultura. São Paulo: Summus, 1989.
KELLNER, Douglas. Cultura da mídia e triunfo do espetáculo. Em: MORAES, Dênis de (org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, Identidades, Alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de. (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
PASCAL, Blaise. Diversão e tédio. Trad. Mário Laranjeira. In: Coleção ideias vivas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Publicidade, representação e identidade: a cultura brasileira na estratégia das Havaianas. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom, 2004. Disponível em: www.adtevento.com.br/intercom/resumos/RO499-1.pdf. Acesso em: 03/04/2014.
______. A articulação da publicidade com o mundo social: a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e recepção. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, UFRGS, Porto Alegre, 2005.
SADOUL, Georges. História do Cinema Mundial. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.
SCHMETTERER, Bob. Salto: Uma Revolução em Estratégica Criativa nos negócios. Tradução: John Wiley & Sons. São Paulo: Pensamento - Cultrix, 2003.
WILLIAMSON, Judith. Decoding Advertisements. London: Marion Boyers. 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ALCEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.