A vez do público?
Conjuntura digital e mobilizações na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.326Palavras-chave:
Mídias digitais, Mobilizações, América LatinaResumo
A partir de uma revisão das contribuições epistemológicas do campo da comunicação política e propondo uma maior ênfase metodológica à percepção do “público” nas iniciativas de comunicação política, este trabalho destaca, de forma comparada, variáveis tecnológicas que cercam as rotinas de cidadãos em países latino-americanos, sobretudo aqueles que experimentaram recentes transições democráticas, de centro ou direita para regimes de esquerda. Com foco no México, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil, são examinados, em perspectiva panorâmica, os recursos digitais mais característicos de cada país, bem como algumas das mobilizações que ganharam relevo naquelas respectivas realidades nacionais, em meio as discussões sobre política no ambiente digital. Desta forma, associa-se aos esforços de ampliação do leque dos estudos de comunicação política regionais, através da identificação e de uma sistematização, de caráter comparado, de iniciativas de comunicação política gestadas pela sociedade civil latino-americana.
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