O movimento pela democratização da comunicação no Brasil: 1

Desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed39.2019.34

Palavras-chave:

Movimento social, Democratização da mídia, Espaço público

Resumo

O movimento social brasileiro enfrenta, na atualidade, dificuldades para obter avanços na agenda da democratização da comunicação. Além do poder exercido pelo empresariado da radiodifusão comercial, também é um entrave para o setor a ausência de ações do poder público. Com base em pesquisa bibliográfica, análise de documentos e entrevistas com representantes de entidades ligadas à democratização da mídia, este artigo analisa o panorama recente da área e seus
desafios. Conclui-se que a sociedade precisa de maior mobilização para interferir nas políticas de comunicação e ocasionar transformações no setor.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Demarchi, UNESP

Doutor em Comunicação (2019) pela UNESP, campus de Bauru (SP), na linha de pesquisa Gestão e Políticas da Informação e da Comunicação. É vinculado ao grupo de pesquisa Estado e Governo. Possui mestrado em Comunicação (2010) e graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo (2007), ambos pela UNESP. Professor do Unisalesiano de Araçatuba (SP). Áreas de concentração de estudos e de pesquisa: Economia Política da Comunicação (EPC); Políticas de Comunicação; Democratização da Comunicação; Marco Regulatório da Comunicação; Políticas Públicas; Sociedade Civil e Participação Social; 1ª Confecom (Conferência Nacional de Comunicação).

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Publicado

10.12.2019

Como Citar

Demarchi, C. H., & Kerbauy, M. T. (2019). O movimento pela democratização da comunicação no Brasil: 1: Desafios e perspectivas. Revista ALCEU, 19(39), 41–61. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed39.2019.34

Edição

Seção

Artigos