Impacto do consumo de informação nas mídias sociais na percepção de desinformação no contexto eleitoral mexicano em 2021
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.346Palavras-chave:
Mídias sociais, Redes sociais, Informações falsas, Desinformação, EleiçõesResumo
O surgimento e consolidação das mídias sociais como meio de obtenção de informações tem promovido o fenômeno da desinformação por meio da criação, produção e divulgação de informações falsas. Este estudo parte da hipótese de que a percepção da desinformação através dos media e das redes sociais está relacionada aos níveis de consumo de informações por meio dessas plataformas, principalmente em um contexto eleitoral. Para isso, foi aplicado um questionário nacional na conclusão das eleições federais mexicanas de 2021. De acordo com os resultados obtidos nas análises efetuadas, foi possível aceitar esta hipótese, o que denota o indubitável papel que a desinformação desempenha durante os processos eleitorais. Sendo uma linha de investigação relativamente nova, a literatura sobre o tema é limitada, pelo que é necessário continuar a aprofundar os efeitos que a desinformação gera nas atitudes políticas dos cidadãos.
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