Formação de repórteres-amadores para promover a inovação social

metodologia para superação dos desertos de notícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.359

Palavras-chave:

Repórter-amador, Desertos de notícias, Pesquisa-ação, Formação, Inovação Social

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma metodologia para formação de repórteres-amadores. O método foi desenvolvido a partir dos resultados de um projeto de pesquisa e extensão que teve como objetivo mapear os repórteres-amadores que atuam em Caruaru e Bezerros, no Agreste de Pernambuco, em canais próprios e também em movimentos sociais para, a partir de uma formação, contribuírem para superação dos desertos de notícias nas regiões. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação com a oferta de oficinas e compartilhamento de conteúdos sobre a produção de conteúdos informativos. Por fim, considera-se que a inovação social é estabelecida com a atuação de agentes de comunicação.

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Biografia do Autor

Diego Gouveia Moreira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Jornalista e professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 

Rodrigo Miranda Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA).  Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília.

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Gouveia Moreira, D., Miranda Barbosa, R., & Borges de Oliveira, S. (2023). Formação de repórteres-amadores para promover a inovação social: metodologia para superação dos desertos de notícias. ALCEU, 23(50), 73–91. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.359

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Cidadania