Deu match?
Análise do aplicativo “tinder do voto” como estratégia de comunicação eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.372Palavras-chave:
Match eleitoral, comunicação eleitoral, plataformização, algoritmosResumo
O artigo analisa a ferramenta match eleitoral. Desenvolvida pelo Jornal Folha de S. Paulo e pelo Instituto Datafolha, a ferramenta promove o encontro entre eleitor e candidato, identificando afinidades sobre diversos temas de interesse público. Mas será que o aplicativo é um elemento passível de ser agregado às campanhas eleitorais? Reúne um conjunto razoável de temas de interesse público para a decisão do voto? Para responder essas e outras questões, analisamos o contexto da criação e dos usos estratégicos da ferramenta, ou seja, as campanhas eleitorais em tempos de plataformização (VAN DIJCK et al., 2018) e a atuação dos algoritmos na instituição de novas lógicas de seleção, hierarquização, recomendação e controle dos fluxos informacionais (D’ANDRÉA, 2020). Observamos que a ferramenta, mesmo sem oferecer recursos interativos e dialógicos, se configura como uma estratégia de comunicação eleitoral e colabora para o processo de democratização das informações pública.
Downloads
Referências
AGGIO, C. O. Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018. e-Compós V.23, jan-dez, p.1-18, 2020.
ASSUNÇÃO, A; ALDÉ, A; SANTOS, J. G.; FREIRE, F. Estratégias de campanha política on-line: Marcelo freixo nas Eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2012. In: ALDÉ, A.; MARQUES, F. Internet e Poder Local. Salvador: Edufba, 2015.
D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador : EDUFBA, 2020.
LOCK, M. ; BALDISSERA, Rudimar . Conversações políticas online e seus efeitos na opinião pública. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 686-704, 2012.
PENTEADO, C. Marketing Político na era digital: perspectivas e possibilidades. In: Revista USP. São Paulo: Revista USP, 2011.
PROVOST, F. FAWCETT, T. Data Science para negócios. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2016.
RAPS. Manual de campanhas eleitorais: estratégia, eleitorado e financiamento. São Paulo: RAPS, 2016.
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WALL, M. The Platform Society: public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ALCEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.