Deu match?

Análise do aplicativo “tinder do voto” como estratégia de comunicação eleitoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.372

Palavras-chave:

Match eleitoral, comunicação eleitoral, plataformização, algoritmos

Resumo

O artigo analisa a ferramenta match eleitoral. Desenvolvida pelo Jornal Folha de S. Paulo e pelo Instituto Datafolha, a ferramenta promove o encontro entre eleitor e candidato, identificando afinidades sobre diversos temas de interesse público. Mas será que o aplicativo é um elemento passível de ser agregado às campanhas eleitorais? Reúne um conjunto razoável de temas de interesse público para a decisão do voto? Para responder essas e outras questões, analisamos o contexto da criação e dos usos estratégicos da ferramenta, ou seja, as campanhas eleitorais em tempos de plataformização (VAN DIJCK et al., 2018) e a atuação dos algoritmos na instituição de novas lógicas de seleção, hierarquização, recomendação e controle dos fluxos informacionais (D’ANDRÉA, 2020). Observamos que a ferramenta, mesmo sem oferecer recursos interativos e dialógicos, se configura como uma estratégia de comunicação eleitoral e colabora para o processo de democratização das informações pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Titular do Departamento de Ciências da Comunicação e docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Bruno Kegler, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Política (CNPq/UFSM).

Referências

AGGIO, C. O. Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018. e-Compós V.23, jan-dez, p.1-18, 2020.

ASSUNÇÃO, A; ALDÉ, A; SANTOS, J. G.; FREIRE, F. Estratégias de campanha política on-line: Marcelo freixo nas Eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2012. In: ALDÉ, A.; MARQUES, F. Internet e Poder Local. Salvador: Edufba, 2015.

D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador : EDUFBA, 2020.

LOCK, M. ; BALDISSERA, Rudimar . Conversações políticas online e seus efeitos na opinião pública. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 686-704, 2012.

PENTEADO, C. Marketing Político na era digital: perspectivas e possibilidades. In: Revista USP. São Paulo: Revista USP, 2011.

PROVOST, F. FAWCETT, T. Data Science para negócios. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2016.

RAPS. Manual de campanhas eleitorais: estratégia, eleitorado e financiamento. São Paulo: RAPS, 2016.

VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WALL, M. The Platform Society: public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

de Oliveira Pozobon, R., & Kegler, B. (2023). Deu match? : Análise do aplicativo “tinder do voto” como estratégia de comunicação eleitoral. Revista ALCEU, 23(50), 132–147. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.372

Edição

Seção

Artigos