Reflexões sobre os entrelaces entre comunicação, cidadania, democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed51.2023.383

Resumo

O ano reforça a importância de refletirmos sobre os papeis da comunicação, da política e da cultura – nosso tripé editorial – na busca de pontes e janelas para um mundo aturdido de guerras, desigualdades, desumanidades. Ao encontro dessas reflexões e necessidades, convergem os diálogos interdisciplinares da Alceu 51

A terceira e última edição de 2023 acolhe o segundo volume do dossiê Comunicação e Cidadania. Organizado pela editora convidada Gisela S. G. Castro, professora e pesquisadora da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), discute os desafios das dinâmicas comunicativas contemporâneas, assombradas pela desinformação, para favorecer a participação cidadã na esfera pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Follain de Figueiredo, PUC-Rio

Possui graduação em Letras Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Letras pela mesma instituição (1993). Foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atualmente é Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, e na área de Comunicação, pesquisando principalmente os seguintes temas: ficção brasileira contemporânea, literatura e cultura das mídias, literatura e cinema brasileiro, literatura latino-americana. É autora, dentre outros trabalhos, dos seguintes livros: Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema, Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana contemporânea. É consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da FAPESP, da CAPES e da FAPERJ - nesta última instituição, foi coordenadora da área de Linguística, Letras e Artes e de Comunicação.

Alexandre Augusto Carauta, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutor em Comunicação, pela PUC-Rio; mestre em Gestão Empresarial, pela FGV-RJ; e especialista (MBA) em Administração Esportiva, também pela FGV-RJ. Professor de Comunicação e Inovação, Jornalismo Esportivo e Introdução às Mídias da PUC-Rio, na qual é editor da revista científica "Alceu", do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, e coordena Portal do Departamento de Comunicação Social.
   

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Follain de Figueiredo, V. L., & Carauta, A. A. (2024). Reflexões sobre os entrelaces entre comunicação, cidadania, democracia. ALCEU, 23(51), 1–3. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed51.2023.383

Edição

Seção

Apresentação