Diagrama do patrocínio com Naming Rights:

percepções e aplicação no esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed53.2024.384

Palavras-chave:

Marcas, Marketing Esportivo, Comunicação e Esporte

Resumo

O investimento em Naming Rights no âmbito do esporte tem aumentado no Brasil, ainda que o país não figure entre os principais mercados que concedem a marcas, mediante investimento, a possibilidade de associarem seus nomes a arenas, clubes e competições. Este estudo busca compreender como o “direito de nomear” se relaciona com o patrocínio esportivo, e pretende contribuir para a construção de uma perspectiva nacional que aborde tal ação de patrocínio
associada à Comunicação e ao Esporte. Para isso, por meio de revisão de literatura, pesquisa exploratória e entrevistas em profundidade, objetiva determinar as possíveis modalidades de Naming Rights e suas interrelações com o patrocínio esportivo. Como contributo da pesquisa, é proposto um diagrama de patrocínio que situa o Naming Rights como alternativa de promoção marcária às patrocinadoras e de adoção como incremento de receita pelos entes esportivos.

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Biografia do Autor

Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pós-doutoramento pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona). É autor dos livros “Cinema, publicidade, interfaces” (2009), “Publicidade híbrida” (2010), “Idiossincrasias publicitárias” (2013) e “Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos” (2015). Atual coordenador e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife – Brasil. E-mail: rogerio@covaleski.com.br.

Paloma De Castro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFPE e Mestra em Comunicação pela mesma instituição, com o trabalho "Compreendendo o Naming Rights: uma análise do patrocínio como estratégia publicitária no esporte".

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Publicado

03.10.2024

Como Citar

Covaleski, R. L., & De Castro, P. (2024). Diagrama do patrocínio com Naming Rights:: percepções e aplicação no esporte. Revista ALCEU, 24(53), 46–74. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed53.2024.384

Edição

Seção

Artigos