Diagrama do patrocínio com Naming Rights:
percepções e aplicação no esporte
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed53.2024.384Palavras-chave:
Marcas, Marketing Esportivo, Comunicação e EsporteResumo
O investimento em Naming Rights no âmbito do esporte tem aumentado no Brasil, ainda que o país não figure entre os principais mercados que concedem a marcas, mediante investimento, a possibilidade de associarem seus nomes a arenas, clubes e competições. Este estudo busca compreender como o “direito de nomear” se relaciona com o patrocínio esportivo, e pretende contribuir para a construção de uma perspectiva nacional que aborde tal ação de patrocínio
associada à Comunicação e ao Esporte. Para isso, por meio de revisão de literatura, pesquisa exploratória e entrevistas em profundidade, objetiva determinar as possíveis modalidades de Naming Rights e suas interrelações com o patrocínio esportivo. Como contributo da pesquisa, é proposto um diagrama de patrocínio que situa o Naming Rights como alternativa de promoção marcária às patrocinadoras e de adoção como incremento de receita pelos entes esportivos.
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