Ressonâncias expressionistas no jogo do ator no cinema rodrigueano brasileiro

Poéticas do decaimento e do excesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed53.2024.397

Palavras-chave:

Expressionismo., Nelson Rodrigues, Atuação cinematográfica., Cinema brasileiro.

Resumo

Desde Boca de ouro (1963) até Perdoa-me por me traíres (1983), o cinema carioca conviveu com uma leva de produções que utilizava, segundo certa crítica da época, uma mise-en-scène pesada e incômoda. Esses filmes baseados na obra de Nelson Rodrigues apresentavam um estilo expressionista de atuação que causava certa incompreensão pelo seu etos criativo e, ao mesmo tempo, paroxístico e excessivo, revelando uma herança com as vanguardas históricas europeias.

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Biografia do Autor

Sandro de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Professor no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Multimeios pela Unicamp (Universidade de Campinas). Mestre em Comunição e Semiótica pela PUC-SP. Coautor do livro Helena Ignez - Actrice Expérimentale, com Pedro Maciel Guimarães Jr.

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Publicado

03.10.2024

Como Citar

de Oliveira, S. (2024). Ressonâncias expressionistas no jogo do ator no cinema rodrigueano brasileiro: Poéticas do decaimento e do excesso. Revista ALCEU, 24(53), 85–104. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed53.2024.397

Edição

Seção

Artigos