Ressonâncias expressionistas no jogo do ator no cinema rodrigueano brasileiro
Poéticas do decaimento e do excesso
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed53.2024.397Palavras-chave:
Expressionismo., Nelson Rodrigues, Atuação cinematográfica., Cinema brasileiro.Resumo
Desde Boca de ouro (1963) até Perdoa-me por me traíres (1983), o cinema carioca conviveu com uma leva de produções que utilizava, segundo certa crítica da época, uma mise-en-scène pesada e incômoda. Esses filmes baseados na obra de Nelson Rodrigues apresentavam um estilo expressionista de atuação que causava certa incompreensão pelo seu etos criativo e, ao mesmo tempo, paroxístico e excessivo, revelando uma herança com as vanguardas históricas europeias.
Downloads
Referências
ASLAN, Odete. O ator no século XX: Evolução da técnica/ problema da ética. Col. Estudos # 119. São Paulo: Perspectiva, 1994.
CALVET, Yann. Dédoublement. In: AMIEL, Vincent et. al. (Dir.) Dictionnaire critique de l’acteur. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2012, p. 69-70.
DELEUZE, Gilles. Cours sur le cinéma. L’Image mouvement et l’image temps: Année universitaire 1981 – 1982. (DVD) Université Paris VIII, 20/ 04/ 1982, Bibliothèque Nationale de France. (57 min.)
FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues expressionista. São Paulo: FAPESP; Ateliê Editorial, 1998.
GORDON, Mel. Expressionism and the Epic Theater in early twentieth-century German stage design: The Expressionist ethos. In: ARONSON, Arnold (Ed.) The Routledge Companion to Scenography. New York; London: Routledge, 2018, p. 402-410.
__________. German expressionist acting. In: KEEFE, John; MURRAY, Simon. Physical Theatres - A critical reader. London; New York: Routledge, 2007, p. 99-102.
GRENVILLE, Anthony. The drama of German Expressionism. London, AJR Journal - The Association of Jewish Refugees, vol. 14, n. 03, p. 1-2, Mar. 2014.
GUINSBURG, Jacob (org.) O expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002.
HOOPER, Mark David. Acting expressionism – Part One. Londres, On acting and theatre, jul. 2010. Disponível em:
<http://onactingandtheatre.blogspot.com.br/2010/07 /acting-expressionism-part-one.html>. Acesso em: 21/ 06/ 2015.
KORNFELD, Paul. Epilogue to the actor. In: SOKEL, W. H. An anthology of German Expressionist drama: a prelude to the absurd. New York: Anchor Books, 1963.
LOPES, Ângela Leite. Nelson Rodrigues: trágico, então moderno. Rio de Janeiro: UFRJ; Tempo Brasileiro, 1993.
LUCAS, Hans. Défense et illustration du découpage clássique. Paris, Cahiers du Cinéma, n. 15, sept. 1952, p. 28-32.
NAZÁRIO, Luis. O expressionismo e o cinema. In: GUINSBURG, Jacob (org.) O expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 510-541.
SGANZERLA, Rogério. Filmar São Paulo - I. In: ___. Textos críticos 1. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010, p. 101-105.
STYAN, J. L. Modern drama in theory and practice. Vol. 3. Expressionism and epic theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
THOMPSON, Kristin. Eisenstein’s Ivan the terrible. A neoformalist analysis. Princeton: Princeton University Press, 1981.
VALE, Luciano Nunes do. Expressionismo No Cinema: O Gesto Como Alegoria, In: Anais da VIII Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica [= Blucher Philosophy Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014. P. 176-184 . ISSN 2358-6567, DOI 10.5151/phipro-sofia-023.
XAVIER, Ismail. Nelson Rodrigues no cinema (1952-99). Anotações de um percurso. In: ___. O olhar e a cena – melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 161 – 222.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ALCEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.