De santa a padroeira

O imaginário popular da Padroeira do Brasil na biografia Aparecida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed46.2022.71

Palavras-chave:

Aparecida, Imaginário, Fenômeno religioso, Biografia

Resumo

Os livros pertencentes ao gênero biográfico não apenas buscam recontar a vida de um indivíduo, mas também reconstituem o contexto que nela está inserido. Dessa forma, o presente artigo busca analisar a biografia jornalística Aparecida (ALVAREZ, 2014) por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Paralelo, o trabalho explora explicações culturais nas vertentes teóricas de Adorno e Horkheimer (1995), Thompson (1999) e Canclini (1999), com apoio, ainda, da sociologia do imaginário defendida por Legros et al (2007). Por fim, percebe-se que a obra em análise reforça a manutenção de um imaginário social em relação à Virgem de Aparecida a partir de duas observações: Produto da fé e cultura de consumo; e Teologia mariana e discurso de unidade nacional.

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Biografia do Autor

Guilherme de Paula Pires, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Discente do curso de Especialização Profissional em Comunicação da Ciência - Amerek (UFMG).

Felipe Adam, PUC-RS

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS).

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Jornalista. Professor do Curso de Comunicação e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, em Curitiba, Paraná, Brasil. Mestre e Doutor em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

de Paula Pires, G., Adam, F., & Fernandes, J. C. (2022). De santa a padroeira: O imaginário popular da Padroeira do Brasil na biografia Aparecida. Revista ALCEU, 22(46), 147–163. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed46.2022.71

Edição

Seção

Artigos