Memória da música popular brasileira e agenciamentos da vida social

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.102

Keywords:

Memory, Agencings, Narratives, Brazilian popular music

Abstract

The article proposes to reflect about forms of agencing of the Brazilian music memoryas way of understanding the social life, from the four books analysis dedicated to the history of MPB. The approach of Chega de Saudade and A noite do meu bem (Ruy Castro), Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar de Araujo) and Cowboys do Asfalto (Gustavo Alonso) seeks to understand how these authors articulate aspects of social memory, entangling a wide range of documentary sources, in particular, interviews by themselves, forming a rich mosaic in that the past - captured through versions and perceptions -is stressed by other narratives, now in present, in a game readjustments and re-inscriptions. Among the invited conceptual operators for this text, we highlight the notions of social memory, the relationship between memory and social identity (Pollack, 1992), collective memory (Le Goff, 2013) and distinctions on the memory indicated by Halbwachs (2006).

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Author Biography

Mozahir Salomão Bruck, PUC-MG

MOZAHIR SALOMAO BRUCK É PROFESSOR ADJUNTO IV DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, ONDE ATUA COMO PESQUISADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL E PROFESSOR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO. É PESQUISADOR DO CNPQ (BOLSISTA DE PRODUVITIDADE, NIVEL 2). TEM POS-DOUTORADO PELA UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA (EM PORTO, PORTUGAL), COM BOLSA CAPES. CONCLUIU O DOUTORADO EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM 2008 PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (COM BOLSA SANDUICHE CAPES NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA) E O MESTRADO EM COMUNICACAO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, EM 2000. PUBLICOU OS LIVROS "JORNALISMO DIANTE DE NOVOS CENÁRIOS SOCIAIS: A IMPRENSA E O SURGIMENTO DO AIDS E DO CRACK" (2015), "RADIOJORNALISMO: RETÓRICA E VINCULAÇÃO SOCIAL" (2013), CO-AUTOR DOS LIVROS "JORNALISMO: CENÁRIOS E ENCENAÇÕES" , "JORNALISMO RADIOFÔNICO E VINCULAÇÃO SOCIAL (2003); BIOGRAFIA E LITERATURA (2012) E E CO-ORGANIZOU A COLETÂNEA INTERAÇÕES PLURAIS (2008). CO-EDITOU A COLETÂNIA "A MEMÕRIA POR VIR: MIDIA E PROCESSOS IDENTITÃRIOS". 
PARTICIPOU DE 32 EVENTOS NACIONAIS E 12 INTERNACIONAIS. ATUA NA AREA DE COMUNICACÃO, COM ENFASE EM TEORIA E ÉTICA DO JORNALISMO, O ESTUDO DO JORNALISMO DIANTE DE CENÁRIOS COMPLEXOS SOCIAIS, METODOLOGIA DE PESQUISA E ENFRENTAMENTOS DA EMPIRIA NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO, A PERSPECTIVA DE SCHUTZ DA COMUNICAÇÃO E NARRATIVAS MEMORIALÍSTICAS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: TEORIA DO JORNALISMO, ÉTICA DO JORNALISMO, NARRATIVAS, MEMÓRIA, TESTEMUNHO, ARRANJOS METODOLÓGICOS E EMPIRIA, ASPECTOS SOCIAIS DO JORNALISMO - LINGUAGENS E RADIOJORNALISMO - ASPECTOS SOCIAIS, NARRATIVAS JORNALISTICAS E BIOGRAFIAS. ATUALMENTE É DIRETOR DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA PUC MINAS E SECRETARIO DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE 

Published

2018-06-10

How to Cite

Salomão Bruck, M. (2018). Memória da música popular brasileira e agenciamentos da vida social. Revista ALCEU, 18(36), 21–35. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.102

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Artigos