Memória da música popular brasileira e agenciamentos da vida social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.102

Palavras-chave:

Memória, Agenciamentos, Narrativas, Música popular brasileira

Resumo

O artigo propõe reflexões sobre formas de agenciamento da memória da música brasileira como modo de compreensão da vida social, a partir da análise de quatro livros que se dedicam à história da MPB. A aproximação das obras Chega de saudade e A noite do meu bem(Ruy Castro), Eu não sou cachorro, não (Paulo César de Araújo) e Cowboys do asfalto (Gustavo Alonso) busca perceber como tais autores articulam aspectos da memória social, enredando um diversificado leque de fontes documentais, em especial, entrevistas realizadas por eles mesmos, compondo um rico mosaico em que o passado – capturado por meio de versões e percepções – é tensionado por narrativas outras, agora do presente, num jogo de readequações e (re)inscrições. Entre os operadores conceituais convocados para este texto, destacamos as noções de memória social, as relações entre memória e identidade social (Pollack, 1992), memória coletiva (Le Goff, 2013) e as distinções sobre a memória assinaladas por Halbwachs (2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mozahir Salomão Bruck, PUC-MG

MOZAHIR SALOMAO BRUCK É PROFESSOR ADJUNTO IV DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, ONDE ATUA COMO PESQUISADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL E PROFESSOR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO. É PESQUISADOR DO CNPQ (BOLSISTA DE PRODUVITIDADE, NIVEL 2). TEM POS-DOUTORADO PELA UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA (EM PORTO, PORTUGAL), COM BOLSA CAPES. CONCLUIU O DOUTORADO EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM 2008 PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (COM BOLSA SANDUICHE CAPES NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA) E O MESTRADO EM COMUNICACAO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, EM 2000. PUBLICOU OS LIVROS "JORNALISMO DIANTE DE NOVOS CENÁRIOS SOCIAIS: A IMPRENSA E O SURGIMENTO DO AIDS E DO CRACK" (2015), "RADIOJORNALISMO: RETÓRICA E VINCULAÇÃO SOCIAL" (2013), CO-AUTOR DOS LIVROS "JORNALISMO: CENÁRIOS E ENCENAÇÕES" , "JORNALISMO RADIOFÔNICO E VINCULAÇÃO SOCIAL (2003); BIOGRAFIA E LITERATURA (2012) E E CO-ORGANIZOU A COLETÂNEA INTERAÇÕES PLURAIS (2008). CO-EDITOU A COLETÂNIA "A MEMÕRIA POR VIR: MIDIA E PROCESSOS IDENTITÃRIOS". 
PARTICIPOU DE 32 EVENTOS NACIONAIS E 12 INTERNACIONAIS. ATUA NA AREA DE COMUNICACÃO, COM ENFASE EM TEORIA E ÉTICA DO JORNALISMO, O ESTUDO DO JORNALISMO DIANTE DE CENÁRIOS COMPLEXOS SOCIAIS, METODOLOGIA DE PESQUISA E ENFRENTAMENTOS DA EMPIRIA NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO, A PERSPECTIVA DE SCHUTZ DA COMUNICAÇÃO E NARRATIVAS MEMORIALÍSTICAS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: TEORIA DO JORNALISMO, ÉTICA DO JORNALISMO, NARRATIVAS, MEMÓRIA, TESTEMUNHO, ARRANJOS METODOLÓGICOS E EMPIRIA, ASPECTOS SOCIAIS DO JORNALISMO - LINGUAGENS E RADIOJORNALISMO - ASPECTOS SOCIAIS, NARRATIVAS JORNALISTICAS E BIOGRAFIAS. ATUALMENTE É DIRETOR DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA PUC MINAS E SECRETARIO DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE 

Downloads

Publicado

2018-06-10

Como Citar

Salomão Bruck, M. (2018). Memória da música popular brasileira e agenciamentos da vida social. Revista ALCEU, 18(36), 21–35. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.102

Edição

Seção

Artigos