Bens e sensibilidades:

consumo, ritual e classificação publicitária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.129

Keywords:

Advertising, Consumption, Classify, Lévi-Strauss

Abstract

This paper discusses advertising narrative as an important classifying operator of the modern contemporary culture. The classification exercise is noticed as a central practice in the organization of different societies. The classificatory vocation of advertising will promote the sensory links among subjects and consumer goods, forging identities disarticulated from the tradition and establishing new parameters for social transit. Media messages ratify ads turning consumption into a phenomenon that, besides defining the meaning of goods, elaborates our social identity and sensory experiences.

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Author Biographies

Everardo Rocha, PUC-Rio

Everardo Rocha é Professor Titular da PUC-Rio, atuando no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Coordenador de Pesquisa do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do "Laboratório de Antropologia do Consumo: Comunicação, Tempo Presente e História Cultural (LAC)" do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Publicou mais de 20 livros e dezenas de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui mais de 100 itens de produção técnica. Orientou 47 Dissertações de Mestrado,11 Teses de Doutorado, 21 monografias de cursos de Especialização, além de diversos trabalhos de iniciação científica e mais de duas centenas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Comunicação, com ênfase no estudo da Narrativa Publicitária e das relações entre Cultura e Consumo. É Professor Colaborador do Instituto de Administração e Gerência (IAG) da PUC-Rio. Em suas atividades profissionais interagiu com cerca de 60 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação e Representação; Cultura de Massa e Representações Sociais; Comunicação e Práticas de Consumo; Narrativa Publicitária; História da Publicidade; Antropologia do Consumo; História Cultural do Consumo; Comunicação e Cultura; Cultura Brasileira; Teoria da Cultura; Etnocentrismo; Marketing.

Bruna Aucar, PUC-Rio

Professora do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, com tese indicada ao Prêmio Compós de Melhor Tese 2017, com trabalho sobre História da Publicidade no Brasil. Possui Mestrado em Comunicação Social (2012) e Graduação em jornalismo (2003) pela mesma instituição.

Published

2017-06-10

How to Cite

Rocha, E., & Aucar, B. (2017). Bens e sensibilidades: : consumo, ritual e classificação publicitária. Revista ALCEU, 17(34), 5–17. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.129

Issue

Section

Artigos