The world (re)seen

geopolitical aesthetics in a polycentric cinema

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.484

Abstract

As all the articles in the dossier show, the dreams, disputes and negotiations around what might be what we often call the world order are inseparable from the ways in which cinematographic and audiovisual experiences are organized in time. While the ordering of a world involves territorial divisions that seek to contain these experiences in variable scales of delimitation of the common (the national, the state, the ethnic and countless other classifications), the temporality of these experiences is often contained through periodizations and modes of archiving. In both cases, the articles highlight the importance of disrupting the ways of ordering and organizing space and time that define our understanding of cinema and audiovisuals.

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Author Biographies

Lúcia Ramos Monteiro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da mesma instituição (PPGCine-UFF) e também do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (PPGMPA-USP). Suas pesquisas atuais, voltadas à intersecção entre estudos de roteiro, temporalidade, ecocrítica e cinemas amazônicos, recebem o apoio do programa Jovem Pesquisador do Nosso Estado (FAPERJ). Realizou pós-doutorado (Fapesp) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e na Universidade Grenoble Alpes. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2007) e doutorado (2014) em Estudos cinematográficos e audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Seus artigos dedicam-se aos cinemas não-hegemônicos e a questões de estética do cinema contemporâneo, interessando-se especificamente pelas relações entre cinema e antropoceno, pelo cinema geológico e pelo documentário.

Pablo Gonçalo, Universidade de Brasília - UnB

É professor no Departamento de Audiovisual e Publicidade e nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e em Literatura da Universidade de Brasília (UnB). Atua nas áreas de Roteiro, Teoria, Estética e História do Cinema. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, realizou seu "sanduíche" no Institüt für Theaterwissenschaften da Freie Universität Berlin, com bolsa do Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD. É autor dos livros O cinema como refúgio da escrita: roteiros e Paisagens em Peter Handke e Wim Wenders (Annablume, 2016) e Hollywood de Papel: roteiros não filmados de Ben Hecht, Billy Wilder e Frances Marion (Zazie, 2022). Também é coordenador do GT de Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual da Compós e um dos coordenadores do Seminário Temático Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual da SOCINE. Realizou pós-doutorado em 2019 no Programa de Pós-Graduação da ECA/USP, premiado com a bolsa Fulbright e visiting scholar na University of Chicago.

Marcelo R. S. Ribeiro, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor de História e Teorias do Cinema e do Audiovisual, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, onde atua também como docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Autor do livro Do inimaginável (Editora UFG, 2019), assim como de capítulos de livro e artigos sobre imagem, história e direitos humanos, cinemas africanos, história do cinema, arquivo e descolonização. Coordenador do grupo de pesquisa (an)arqueologias do sensível. Doutor em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2016); mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008); graduado em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005). Fundador, autor e editor do incinerrante (https://www.incinerrante.com), tendo atuado ainda como crítico de cinema, programador e curador de mostras e festivais. Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão nos campos de Cinema, Fotografia, Artes, Cultura Visual, Comunicação, Antropologia, Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem.

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Published

2025-05-26

How to Cite

Ramos Monteiro, L., Gonçalo, P., & R. S. Ribeiro, M. (2025). The world (re)seen: geopolitical aesthetics in a polycentric cinema. ALCEU, 25(55), 03–13. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.484

Issue

Section

Editorial