Cultura Digital

Sob reflexos (Eco) e fluxos (Flusser)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.183

Palabras clave:

Innovación tecnológica, Contexto cultural, Tiempo contemporáneo

Resumen

El propósito de este artículo es esclarecer cuestiones que problematizan la noción preestablecida de transformación del comportamiento humano, en el contexto de la cultura digital, con la comprensión de las posiciones integradas y apocalípticas de Umberto Eco (1993), frente a las innovaciones tecnológicas. Además de dar visibilidad a la opacidad de algunos mitos predeterminados del uso dudoso del término inteligente, como atributo de perspicacia e intelección, de cara al análisis crítico de Flusser (2008), bajo la forma de entender cómo se utilizan los sistemas programados por dispositivos tecnológicos. y cómo, a partir de ahí, se ve afectada la cultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutora pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Portugal. Membro do corpo pesquisador do Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC - UFRJ, linha de pesquisa: cultura e tecnologia. Profissionalmente, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), assessora pedagógica em tecnologias educacionais e revisora linguística.

Cleomar de Sousa Rocha, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (1991), mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004), pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2009), pós-doutorado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), pós-doutorado em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Media Lab / UFG, É pesquisador visitante na UFRJ, onde supervisiona pesquisas de pós-doutorado e na Universidad de Caldas, na Colômbia, com orientação de doutorado. Tem projetos financiados pela FINEP, MDIC, MCTI, CAPES, CNPq, MinC e FAPEG. É Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Aparecida de Goiânia, GO. Tem experiência nas áreas de Artes, Comunicação e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Tecnológica, Design de Interfaces, Mídias Interativas, Cidades Inteligentes, Gestão Pública.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Saraiva Rodrigues, O. ., & de Sousa Rocha, C. . (2020). Cultura Digital: Sob reflexos (Eco) e fluxos (Flusser). Revista ALCEU, 20(42), 71–82. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.183