Distopia, Utopia, Catarse

o cinema sintomático de Kleber Mendonça Filho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.204

Palabras clave:

Cine distópico, Brasil distópico, Kleber Mendonça Filho, Bacurau

Resumen

El texto trata sobre el cine distópico, que ha tenido lugar en Brasil en los últimos años, como proponente de cuestiones relativas al escenario sociopolítico que se instaló en el país. Basada principalmente en preceptos surgidos de trabajos dedicados a las llamadas 'teorías de los cineastas' (PENAFRIA, M. et alii. Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema, 2015), y estudios de Alexandre Astruc (2012), Frantz Fannon (2002), e Ismail Xavier (2020), el foco principal está en la película Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho y Juliano Dornelles, cuyo universo sintomáticamente distópico estimula al espectador, potencialmente, una experiencia catártica capaz de suscitar reflexiones. sobre la experiencia estética como experiencia política y de resistencia

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Biografía del autor/a

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutora em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP); vice-líder do Grupo de Pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais” (GRUDES, PPGCom-UTP / CNPq); sandrafischer@uol.com.br

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP); pesquisadora associada ao GRUDES (PPGCom-UTP / CNPq); bolsista CAPES/PROSUP; alinevaz900@gmail.com

Citas

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Publicado

2021-05-24

Cómo citar

Fischer, S., & Vaz, A. (2021). Distopia, Utopia, Catarse: o cinema sintomático de Kleber Mendonça Filho. Revista ALCEU, 21(43), 127–145. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed43.2021.204

Número

Sección

Dossiê Distopia e narrativas contemporâneas: a difícil arte de imaginar o futuro