Consumo cultural e midiático dos jovens face às mídias sociais:

Uma experiência no nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.243

Palavras-chave:

Consumo midiático, Mídias sociais, Jovens, Nordeste brasileiro, Sergipe

Resumo

Discutimos o consumo midiático e cultural dos jovens de cidades distantes das regiões metropolitanas, especificamente no Nordeste do Brasil. Compreendemos estar diante de um contexto com particularidades considerando a convergência dos meios e as condições de acesso às TICs. Através de uma pesquisa com inspiração etnográfica, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com jovens de 18 a 24 anos da Microrregião de Propriá (SE), e depois realizada uma análise de conteúdo. Dentre os resultados, pudemos observar um distanciamento gradativo dos jovens da centralidade da mídia de massa, em contraposição a uma aproximação no consumo via dispositivos móveis. O acesso às mídias sociais foi uma variável importante, pois os jovens operam um consumo voltado à interação com suas redes; se representam em um contexto de grande exposição de si mesmo; e não se distanciam dos referenciais da cultura regional que vivenciam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Braga, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Jornalista e doutor em Comunicação. Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação daUniversidade Federal de Sergipe (UFS).

Matheus P.M. Felizola, Universidade Federal Sergipe - UFS

Publicitário e administrador de empresas. Doutor em Ciências Sociais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programade Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal deSergipe (UFS).

Jane A. Marques, Universidade de São Paulo - USP

Professora Livre Docente na área de Comunicação e Marketing na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Português pela Universidade de São Paulo (1994), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

29.09.2021

Como Citar

Braga, V., Felizola, M. P., & Marques, J. A. (2021). Consumo cultural e midiático dos jovens face às mídias sociais:: Uma experiência no nordeste brasileiro. Revista ALCEU, 21(44), 94–114. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.243

Edição

Seção

Artigos