Exílio, feminismo e racismo:

Políticas no cinema de Agnès Varda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed39.2019.42

Palavras-chave:

Cinema, Política, Agnès Varda

Resumo

A proposta do artigo é mobilizar categorias historicamente importantes na luta por transformações políticas – como o feminismo, o racismo e o exílio – e analisar de que forma aparecem nos filmes de Agnès Varda. Para pensar na configuração de um cinema político de Varda não levaremos em conta o caráter panfletário ou militante no entendimento da política, mas aproximaremos a prática cinematográfica à prática filosófica de Hannah Arendt, que procurou esclarecer o que entendia por política não só por uma discussão conceitual, mas também pela narração de histórias de vidas.

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Biografia do Autor

Patrícia Furtado Mendes Machado, PUC-Rio

Doutora em Comunicação / ECO-UFRJ.
Professora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

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Publicado

10.12.2019

Como Citar

Furtado Mendes Machado, P. . (2019). Exílio, feminismo e racismo:: Políticas no cinema de Agnès Varda. Revista ALCEU, 19(39), 171–186. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed39.2019.42

Edição

Seção

Dossiê Agnès Varda