Planejamento estratégico na Comunicação Organizacional (re)significado pelo olhar do Paradigma da Complexidade

Autores

  • Caroline Delevati Colpo

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed37.2018.94

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Planejamento de comunicação, Paradigma da Complexidade

Resumo

Este estudo, através de uma análise teórica e dos resultados de estudos da tese de doutorado da pesquisadora, discute o planejamento estratégico na comunicação de organizações sob a perspectiva do Paradigma da Complexidade. Investe-se na possibilidade de compreender a (re)significação da comunicação organizacional com maior enfoque na comunicação humana sujeito/sujeito e organização/sujeito transcendendo a abordagem instrumental. Com isto acredita-se na necessidade de (re)significação do entendimento de planejamento estratégico. Para tal, entende-se o Paradigma da Complexidade, que desfaz os limites entre diferentes áreas do saber com a sua característica transdisciplinar, sendo capaz de autoproduzir e auto organizar a comunicação das organizações quando se tem enfoque no sujeito. Este texto introduz o questionamento sobre a aplicabilidade, ou não, do planejamento estratégico na comunicação organizacional (re)significada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Delevati Colpo

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em RELAÇÕES PÚBLICAS, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, relações de trabalho e afetos. Diretora de Relações Públicas da Abrapcorp. 

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Delevati Colpo, C. (2018). Planejamento estratégico na Comunicação Organizacional (re)significado pelo olhar do Paradigma da Complexidade. ALCEU, 18(37), 83–92. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed37.2018.94

Edição

Seção

Artigos