Planejamento estratégico na Comunicação Organizacional (re)significado pelo olhar do Paradigma da Complexidade

Autores/as

  • Caroline Delevati Colpo

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed37.2018.94

Palabras clave:

Comunicação organizacional, Planejamento de comunicação, Paradigma da Complexidade

Resumen

Este estudo, através de uma análise teórica e dos resultados de estudos da tese de doutorado da pesquisadora, discute o planejamento estratégico na comunicação de organizações sob a perspectiva do Paradigma da Complexidade. Investe-se na possibilidade de compreender a (re)significação da comunicação organizacional com maior enfoque na comunicação humana sujeito/sujeito e organização/sujeito transcendendo a abordagem instrumental. Com isto acredita-se na necessidade de (re)significação do entendimento de planejamento estratégico. Para tal, entende-se o Paradigma da Complexidade, que desfaz os limites entre diferentes áreas do saber com a sua característica transdisciplinar, sendo capaz de autoproduzir e auto organizar a comunicação das organizações quando se tem enfoque no sujeito. Este texto introduz o questionamento sobre a aplicabilidade, ou não, do planejamento estratégico na comunicação organizacional (re)significada.

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Biografía del autor/a

Caroline Delevati Colpo

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em RELAÇÕES PÚBLICAS, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, relações de trabalho e afetos. Diretora de Relações Públicas da Abrapcorp. 

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

Delevati Colpo, C. (2018). Planejamento estratégico na Comunicação Organizacional (re)significado pelo olhar do Paradigma da Complexidade. Revista ALCEU, 18(37), 83–92. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed37.2018.94