MasterChef Brasil e a Normalização do Assédio Moral no Ambiente de Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.274

Palavras-chave:

comunicação, consumo, televisão, assédio moral, neoliberalismo

Resumo

O artigo propõe a reflexão sobre uma certa normalização do assédio moral no ambiente de trabalho com base no programa televisivo MasterChef Brasil, em que um processo de incentivo dessa nociva prática é entregue ao consumo simbólico de espectadores. Por meio de uma metodologia baseada em um quadro teórico de análise, a presente investigação tem como central inquietação um entendimento sobre determinadas lógicas de consumo que estariam alicerçando o mencionado produto midiático. Interessamo-nos sondar por que razões um programa de significativo sucesso de audiência incentivaria uma postura prejudicial às pessoas no ambiente de trabalho. Ainda que de forma cômica e midiatizada, viu-se que um jeito de pensar e de agir decorrente da lógica neoliberal espraiada em nossa teia social serve como um motor que incentiva e apresenta como justificável esse modo de gestão de pessoas no competitivo mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Marcos Hiller, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - ESPM SP

Doutorando e Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM. Durante o mestrado foi aluno bolsista responsável pelo processo de comunicação digital do programa, e atuou também como pesquisador bolsista do ESPM MediaLab. Atualmente no Doutorado é bolsista parcial institucional pela ESPM, atuando na equipe de comunicação digital do programa. Atua como professor convidado em escolas como ESPM, FIA-USP, FGV Management e Senac/SC. 

Gisela Castro, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP

Gisela G S Castro é doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós doutorado em Sociologia no Goldsmiths College, University of London. Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo, coordena o GRUSCCO - Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo e o GT Comunicação, Consumo e Subjetividade do COMUNICON (Congresso Internacional em Comunicação e Consumo).
Sua pesquisa atual versa sobre tema mídia, consumo, envelhecimento e longevidade, sendo que seus interesses recaem também sobre os modos de sociabilidade e a produção de subjetividades promovidas nas redes sociais online.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Hiller, M., & Castro, G. (2023). MasterChef Brasil e a Normalização do Assédio Moral no Ambiente de Trabalho. Revista ALCEU, 23(49), 21–36. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.274

Edição

Seção

Artigos