MasterChef Brasil e a Normalização do Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.274Palavras-chave:
comunicação, consumo, televisão, assédio moral, neoliberalismoResumo
O artigo propõe a reflexão sobre uma certa normalização do assédio moral no ambiente de trabalho com base no programa televisivo MasterChef Brasil, em que um processo de incentivo dessa nociva prática é entregue ao consumo simbólico de espectadores. Por meio de uma metodologia baseada em um quadro teórico de análise, a presente investigação tem como central inquietação um entendimento sobre determinadas lógicas de consumo que estariam alicerçando o mencionado produto midiático. Interessamo-nos sondar por que razões um programa de significativo sucesso de audiência incentivaria uma postura prejudicial às pessoas no ambiente de trabalho. Ainda que de forma cômica e midiatizada, viu-se que um jeito de pensar e de agir decorrente da lógica neoliberal espraiada em nossa teia social serve como um motor que incentiva e apresenta como justificável esse modo de gestão de pessoas no competitivo mercado de trabalho.
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