MasterChef Brasil e a Normalização do Assédio Moral no Ambiente de Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.274

Palavras-chave:

comunicação, consumo, televisão, assédio moral, neoliberalismo

Resumo

O artigo propõe a reflexão sobre uma certa normalização do assédio moral no ambiente de trabalho com base no programa televisivo MasterChef Brasil, em que um processo de incentivo dessa nociva prática é entregue ao consumo simbólico de espectadores. Por meio de uma metodologia baseada em um quadro teórico de análise, a presente investigação tem como central inquietação um entendimento sobre determinadas lógicas de consumo que estariam alicerçando o mencionado produto midiático. Interessamo-nos sondar por que razões um programa de significativo sucesso de audiência incentivaria uma postura prejudicial às pessoas no ambiente de trabalho. Ainda que de forma cômica e midiatizada, viu-se que um jeito de pensar e de agir decorrente da lógica neoliberal espraiada em nossa teia social serve como um motor que incentiva e apresenta como justificável esse modo de gestão de pessoas no competitivo mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Hiller, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - ESPM SP

Doutorando e Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM. Durante o mestrado foi aluno bolsista responsável pelo processo de comunicação digital do programa, e atuou também como pesquisador bolsista do ESPM MediaLab. Atualmente no Doutorado é bolsista parcial institucional pela ESPM, atuando na equipe de comunicação digital do programa. Atua como professor convidado em escolas como ESPM, FIA-USP, FGV Management e Senac/SC. 

Gisela Castro, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP

Gisela G S Castro é doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós doutorado em Sociologia no Goldsmiths College, University of London. Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo, coordena o GRUSCCO - Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo e o GT Comunicação, Consumo e Subjetividade do COMUNICON (Congresso Internacional em Comunicação e Consumo).
Sua pesquisa atual versa sobre tema mídia, consumo, envelhecimento e longevidade, sendo que seus interesses recaem também sobre os modos de sociabilidade e a produção de subjetividades promovidas nas redes sociais online.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Um panorama da intersecção comunicação e consumo. In: BACCEGA, Maria Aparecida; TONDATO, Marcia P. (Org.). A telenovela nas relações de comunicação e consumo: diálogos Brasil e Portugal. Jundiaí: Paco Editorial, 2013, p. 13-33.

BAUMAN, Zygmunt. Sociedade de consumidores. In: BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BRODSKY, C. M. The harassed worker. Toronto: Lexington Books, 1976.

CASTRO, Gisela G. S.; FABRIS, Carolina. “And the winner is...: as premiações e o empreendedor do sucesso quantificado”. Alceu: Revista de Comunicação, Cultura e Política. Rio de Janeiro, v. 20, n. 40, 2020, p. 181-205.

_____________. Entretenimento, Sociabilidade e Consumo nas Redes Sociais: cativando o consumidor-fã. In: Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos. São Leopoldo, v. 14 n. 2, 2012, p. 134-140.

CASTRO, Júlio Cesar Lemes de. O consumidor como agente no neoliberalismo. Revista MATRIZes, USP, São Paulo, v. 9, n. 2, 2015, p. 273-288.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

FONTENELLE, Isleide Arruda. O estatuto do consumo na compreensão da lógica e das mutações do capitalismo. Lua Nova, São Paulo, n. 92, 2014, p.207-240.

HIRIGOYEN, M.-F. Le harcèlement moral: la violence perverse au quotidien. Paris: Syros, 1998.

LEYMANN, H. Mobbing: la persécution au travail. Paris: Seuil, 1996.

LEYMANN, H; GUSTAFSSON, A. Mobbing at work and the development of post-traumatic stress disorders. European Journal of Work and Organizational Psychology, v. 5, n. 2, 1996, p. 251- 275.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Cia da Letras, 2011.

MARQUIONE, Carlos Eduardo. Para além da competição: consumindo afetos como cultura material no programa MasterChef, análises e reflexões iniciais. In: 73 Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul – v. 14, n. 28, 2015, p. 73-97.

OROZCO-GOMEZ, Guillermo. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: Sociedade midiatizada. Denis de Moraes (org). Rio de Janeiro: Mauad, 2008, p.81-98.

______________. A explosão da dimensão comunicativa: implicações para uma cultura de participação das audiências. In: ROCHA, Rose de Melo; OROFINO, Maria Isabel R. (org.). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014.

______________., & MILLER, T. A televisão além de si mesma na América Latina. Revista MATRIZes, 12(3), p. 59-75, 2018.

PRADO, J. L. A. (2019). Perversão clean na cultura do consumo. Revista MATRIZes, 13(1), p. 49-70, 2019.

ROCHA, Everardo; CASTRO, Gisela G. S. Posfácio. In: CASAQUI, Vander; ROCHA, Rose de Melo (Orgs.). Estéticas Midiáticas e Narrativas do Consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 269-271.

ROCHA, Everardo. Os bens como cultura: Mary Douglas e a antropologia do consumo. In: DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.

ROCHA, Maria Eduarda Mota. A nova retórica do capital: a publicidade brasileira em tempos neoliberais. São Paulo: Edusp, 2010.

ROCHA, Rose de Melo; SILVA, Josimey Costa. Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis. E-Compós, Brasília, v. 9, 2007.

VILELA, Mateus Dias. A cozinha pós-moderna do MasterChef Brasil: Social TV e mídia que se propaga no Twitter. In: Sessões do Imaginário. Porto Alegre, v. 20, n. 34, 2015, p. 54-62.

Downloads

Publicado

30.08.2023

Como Citar

Hiller, M., & Castro, G. (2023). MasterChef Brasil e a Normalização do Assédio Moral no Ambiente de Trabalho. Revista ALCEU, 23(49), 21–36. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.274

Edição

Seção

Artigos