Comunicação Digital Acessível

Reflexões, interfaces e tensões de um campo científico em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.304

Palavras-chave:

Comunicação Digital, Pessoas com Deficiência, Acessibilidade digital

Resumo

O desenvolvimento tecnológico, a partir de meados do século XX, promoveu o surgimento de diferentes áreas, como é o caso dos estudos sobre ciência computacional e Inteligência Artificial (IA), os estudos em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e, na comunicação digital. Essas áreas, ampliaram o escopo da comunicação e da informação. Assim, este estudo teórico tem como objetivo refletir sobre a Comunicação Digital Acessível como campo científico, conforme proposição teórica de Pierre Bourdieu (1983), tendo como recorte histórico os primórdios da cibercultura e cultura digital, a evolução das tecnologias digitais e os desafios da comunicação digital na contemporaneidade. A pesquisa é bibliográfica e documental e busca fortalecer esta temática, especificamente no que se refere a acessibilidade digital. Ao final, propomos uma reflexão sobre a importância do tema, corroborando com algumas estratégias para a construção desse campo científico, tendo como recorte espaço temporal a acessibilidade digital para Pessoas com Deficiência (PcD).

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Biografia do Autor

Carmen Silvia Porto Brunialti Justo, Universidade de São Carlos (UFSCAR)

Doutoranda no PPGCTS - Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCAR - Universidade de São Carlos. Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Graduação em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990) e em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Passos (2005) .Pós-graduada em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing(1994) . Professora e coordenadora dos Cursos de Comunicação - Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Tecnólogo em Produção Audiovisual, do Centro Universitário Barão de Mauá.Também é orientadora de TCC e PIC - Projeto de Iniciação Científica, nos temas relacionados a : marketing e comunicação digital , história da comunicação, responsabilidade social e marketing de causas. É vice-líder do grupo de Pesquisa NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisa de Educação e Diversidade, responsável pelo Projeto "História, Memória e Cegueira: contriubuições da Escola para Cegos "Helen Keller" (1954 - 1990) de Ribeirão Preto à Educação", financiado pela FAPESP No. 2017/ 23240. Atuou como assessora de marketing e comunicação em empresas de pequeno e médio porte. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade e propaganda, marketing, comunicação de marketing, historia da psicologia, mídias digitais e marketing para o terceiro setor. 

Luzia Sigoli Fernandes , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (2010). Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1979), mestrado em Programa de Pós-Graduação Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Fontes e Disseminação da Informação. Informação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio histórico e desenvolvimento regional. Gestão integrada e metodologias de inventário de bens culturais. Turismo rural e sustentabilidade. Também atua como Tutora no Projeto de Pesquisa e Extensão: Conexões de Saberes Indígenas. Para consultar o perfil ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8530-4000. 

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Publicado

18.12.2022

Como Citar

Porto Brunialti Justo, C. S., & Sigoli Fernandes , L. . (2022). Comunicação Digital Acessível: Reflexões, interfaces e tensões de um campo científico em construção. Revista ALCEU, 22(48), 216–239. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.304

Edição

Seção

Artigos