Uma lata de balas de menta
Artimanhas retóricas em embalagens e reclamações ardidas do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.318Palavras-chave:
Embalagem, Publicidade, LiteraturaResumo
Se em seus primórdios as embalagens surgiram para guardar e proteger os produtos, com o tempo se tornaram o espaço inaugural do discurso publicitário, pois passaram a conter não apenas informações legais, mas também recursos suasórios da retórica do consumo. O objetivo deste artigo é investigar a embalagem de produtos alimentícios como medium, a partir da obra de ficção Carta a uma fábrica de balas de menta, de escritora Lydia Davis (2017), que nos permite abordar o entrelaçamento dos três elementos do processo da fabricação de um bem (produtor, mercadoria e consumidor). Para isso, mobilizaremos pressupostos teóricos da criação publicitária e estudos sobre sociedade de consumo.
Downloads
Referências
AUTOR. 2015.
______. 2012.
______. 2006.
BAUDRILLARD, J. O sistema de objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
BETTETINI, G. La conversación audiovisual. Barcelona: Cátedra, 1996.
BRANCO, A. P. Após McPicanha sem picanha, Burger King é proibido de vender Whopper Costela sem costela. Folha de S. Paulo, 3 de maio de 2022, A20.
CARBALLIDO, I. Comunicação e microdiscurso do consumo. Lógicas de produção dos nomes de marcas publicitárias no Brasil. Dissertação de Mestrado – PPPGCOM-ESPM, 2014.
DOMINGUES, I. Terrorismo de marca – Publicidade, discurso e consumerismo político na rede. Rio de Janeiro: Confraria do vento, 2013.
GAMERO, L. Se produto mudar de tamanho, todas as alterações devem estar na embalagem. Reclame Aqui Notícias. online. Disponível em: https://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/se-produto-mudar-de-tamanho-todas-as-alteracoes-devem-estar_3113/ Acesso em: 09 ago. 2022.
GERCINA, C.; MADUREIRA, D.; BETTONI, N. V. Parece leite condensado, mas não é; similares ganham espaço com a inflação. Folha de Londrina, online. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/parece-leite-condensado-mas-nao-e-similares-ganham-espaco-com-a-inflacao-3208106e.html / Acesso em: 08 ago. 2022.
MACHADO, R.; BRANCO, A. P. Senado pede explicação sobre lanche sem picanha e costela. Folha de S. Paulo, 4 de maio de 2022, A23.
MARX, K. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1992.
NOGUEIRA, M. Bic Mac com fritas no leito de morte. Folha de S. Paulo, 30 de julho de 2022.
ROCHA, E. Magia e capitalismo – Um estudo antropológico da publicidade. 2a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ALCEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.