Boatos em rede social no contexto da sociedade midiatizada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.115

Keywords:

Digital networks, Facebook, Hoaxes, Mediatization, Communication

Abstract

This article is part of a wider research about digital social networks and the type of information circulating in closed groups on Facebook. Hoaxes circulating in the network caught our attention and we tried to identify them, categorizing them according to the types of hoaxes proposed by Kapferer (1993), and to observe how is possible a reparation of an error in diffusion of unconfirmed information. Through ethnography, we did a daily observation work in the closed group on Facebook, the Utilidade Capixaba - ES - UP. In eight months, it was possible to confirm 18 cases of hoaxes in two directions proposed by Renard (2007a), hoax as unverified information and hoax as false information. We notice that the page’s administrator removes the initial post, maintaining the repercussions. The members post the correct information in the group, the so-called “social filter,” observed by Clay Shirky (2010).

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Author Biographies

José Antonio Martinuzzo, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), tem Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado (2014) em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado do Departamento de Comunicação Social e pesquisador dos grupos Sociedade Midiatizada e Práticas Comunicacionais Contemporâneas/UFES (Líder), Laboratório de Comunicação e Cotidiano - ComC/UFES (Líder), Laboratório de Estudos em Criatividade e Tendências - LECET/UFES e Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual no Contexto Multimídia - Multis/UFF. Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória. Áreas de atuação e temas de pesquisa: economia política da comunicação; internet e redes sociais digitais; política; comunicação organizacional; assessoria de imprensa; mídia, cotidiano e sociabilidades; jornalismo, práticas e teorias; livro-reportagem; história da comunicação; psicanálise; etnografia; cultura e memória. Dentre outros livros, é autor de Seis Questões Fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica em Rede, Seis Questões Fundamentais da Assessoria de Imprensa Estratégica em Rede (ambos pela Ed. Mauad) e Os Públicos Justificam os Meios - Mídias Customizadas e Comunicação Organizacional na Economia da Atenção (Ed. Summus).

Marcela Tessarolo Bastos, UFMG

Doutoranda em Comunicação Social (UFMG), na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (Nuccon). Jornalista e mestre em Comunicação e Territorialidades (UFES), que desde 2015 desenvolve pesquisas sobre sociabilidades, estratégias e táticas em ambientes digitais. Professora e pesquisadora, com vasta atuação no mercado em jornalismo impresso, Comunicação Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial, em companhias como Chocolates Garoto e Rede Gazeta (ES).

Published

2017-12-10

How to Cite

Martinuzzo, J. A., & Tessarolo Bastos, M. . (2017). Boatos em rede social no contexto da sociedade midiatizada. Revista ALCEU, 17(35), 5–20. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.115

Issue

Section

Artigos