Boatos em rede social no contexto da sociedade midiatizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.115

Palavras-chave:

Redes digitais, Facebook, Boatos, Midiatização, Comunicação

Resumo

Este artigo deriva de uma pesquisa mais ampla sobre redes sociais digitais e o tipo de informação que circula em grupos fechados no Facebook. Os boatos disseminados em rede nos chamaram a atenção e fomos tentar identificá-los, categorizá-los de acordo com os tipos de boatos propostos por Kapferer (1993), além de observar como se dá uma possível reparação do erro de difusão de informação não confirmada. Por meio de etnografia, fizemos um trabalho de observação diária no grupo fechado no Facebook, o Utilidade Capixaba– ES – UP. Em oito meses, foi possível confirmar 18 casos de boatos nos dois sentidos propostos por Renard (2007a), boato como informação não verificada e boato como falsa informação. Nota-se que o administrador da página retira do ar o post inicial, mas mantém as repercussões. Os próprios membros postam a informação correta no grupo, o chamado “filtro social”, observado por Clay Shirky (2010).

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Biografia do Autor

José Antonio Martinuzzo, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), tem Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado (2014) em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado do Departamento de Comunicação Social e pesquisador dos grupos Sociedade Midiatizada e Práticas Comunicacionais Contemporâneas/UFES (Líder), Laboratório de Comunicação e Cotidiano - ComC/UFES (Líder), Laboratório de Estudos em Criatividade e Tendências - LECET/UFES e Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual no Contexto Multimídia - Multis/UFF. Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória. Áreas de atuação e temas de pesquisa: economia política da comunicação; internet e redes sociais digitais; política; comunicação organizacional; assessoria de imprensa; mídia, cotidiano e sociabilidades; jornalismo, práticas e teorias; livro-reportagem; história da comunicação; psicanálise; etnografia; cultura e memória. Dentre outros livros, é autor de Seis Questões Fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica em Rede, Seis Questões Fundamentais da Assessoria de Imprensa Estratégica em Rede (ambos pela Ed. Mauad) e Os Públicos Justificam os Meios - Mídias Customizadas e Comunicação Organizacional na Economia da Atenção (Ed. Summus).

Marcela Tessarolo Bastos, UFMG

Doutoranda em Comunicação Social (UFMG), na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (Nuccon). Jornalista e mestre em Comunicação e Territorialidades (UFES), que desde 2015 desenvolve pesquisas sobre sociabilidades, estratégias e táticas em ambientes digitais. Professora e pesquisadora, com vasta atuação no mercado em jornalismo impresso, Comunicação Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial, em companhias como Chocolates Garoto e Rede Gazeta (ES).

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Martinuzzo, J. A., & Tessarolo Bastos, M. . (2017). Boatos em rede social no contexto da sociedade midiatizada. Revista ALCEU, 17(35), 5–20. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.115

Edição

Seção

Artigos