O paradoxo hipster

sobre representações, publicidade e subculturas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.166

Keywords:

Youth, Social representations, Advertising, Subcultures, Hipster, Punk

Abstract

The aim of this paper is to study the youth as a social phenomenon - in its most comprehensive dimension - and the practical consequences of its hegemonic social force. Therefore, eleven ads were analyzed based on the theory of social representations of Serge Moscovici. By studying the nature of what is meant by “ hipster “ in the Western context of the 2000s, and comparing its conceptual and aesthetically aspects with the punk movement of the 1980s and 1990s , it is clear that the appropriation by the media of these speeches occurs in different ways. Social representations of hipster in advertising incorporate a more friendly semantic load and visual identity (and therefore more suitable for desired social discipline), than that being incorporated during punk representation. Starting from this divergence, this essay reflects about the representations of youths and their subcultures in our society.

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Author Biographies

Cláudia da Silva Pereira, PUC-Rio

Doutora (2008) e Mestre (2003) em Antropologia pelo PPGSA - IFCS/UFRJ. Professora Ajdunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, concentra suas pesquisas nos estudos das representações sociais das juventudes na mídia. Interessam as relações entre a construção social da juventude, os espaços e lugares por onde se conferem significados às suas práticas e expressões culturais, desde a publicidade até as ruas da cidade, com especial dedicação ao Rio de Janeiro. São privilegiadas as abordagens teóricas que passam pelos estudos culturais urbanos, pelas materialidades e pelas subculturas. Teve projeto selecionado em 2015 para a Bolsa do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa "Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas" (2015). Coordenou o GT Consumos e Processos de Comunicação, da Compós - Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, entre 2016 e 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio entre 2015 e 2018. De Agosto de 2018 até Janeiro de 2019, permaneceu como Investigadora Visitante no ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do sociólogo Professor Dr. José Machado Pais. A partir de setembro de 2020, passou a coordenar o curso de graduação Estudos de Mídia, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

Eduardo Jardim Sena, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Published

2016-06-10

How to Cite

da Silva Pereira, C., & Jardim Sena, E. (2016). O paradoxo hipster: sobre representações, publicidade e subculturas. Revista ALCEU, 16(32), 107–119. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.166