"We are our own media"

Transformations of the music industry and the Racionais MC's business model

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.185

Keywords:

Racionais MC's, Business model, Rap in Brazil, Music industry

Abstract

The purpose of the article is analyze the Racionais MC's business model to understand how rap has been articulated with the Brazilian music industry in its current conjuncture. The objective is to contextualize the group's trajectory in relation to the transformations of the national music industry in recent years. Based on a bibliographical research on the music and rap industry in Brazil, we argued that Racionais MC's were the first rap group to be able to take control of their entire career, creating a paradigm in the Brazilian music industry. This success serves as an example for new artists of the rap scene in Brazil and can point a new scenario in the current moment of structural changes of this business.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo De Marchi

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (1999-2003). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na pesquisa "Música eletrônica, tecnologias da comunicação e dinâmicas identitárias", realizada na UFF (2001-2003). Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (2004-2006), com bolsa concedida pelo CNPq. Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) (2007-2011), com bolsa concedida pelo CNPq. Entre 2009 e 2010, realizou estágio doutoral, tipo Sanduíche, no Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri (Espanha), contando com auxílio da CAPES, através da bolsa de PDEE. Em 2012, sua tese de doutorado recebeu o I Prêmio de Economia Criativa: Edital de Apoio a Estudos e Pesquisas, Ministério da Cultura do Brasil. Entre 2012 e 2015, realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa concedida pela FAPESP. Atualmente, é bolsista PNPD (CAPES) na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ). Autor do livro "A destruição criadora da indústria fonográfica brasileira, 1999-2009: dos discos físicos ao comércio digital de música" (Rio de Janeiro, Folio Digital, 2016), seus artigos abordam temas como: indústria da música, indústria audiovisual digital, economia criativa, diversidade cultural, políticas culturais, financeirização da vida cotidiana, mercado financeiro e tecnologias da informação.

Gabriel Gutierrez Mendes, Faculdades integradas Helio Alonso - FACHA

Pesquisador e Professor. Cientista Político, Docente e Pesquisador das Faculdades integradas Helio Alonso (FACHA). Doutorando em Comunicação Social na UERJ. Pesquisador do CAC (Centro de Arte e Cidade) do PPGCOM/UERJ. Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (atual IESP). Graduado em Jornalismo pela PUC-RJ, seus trabalhos de pesquisa dialogam com os campos da Comunicação e Cultura, Jornalismo e Política, Antropologia da Música, Sociologia Política, Sociologia da Arte e Estudos de Música Popular. Foi pesquisador do DOXA/IUPERJ entre 2002 e 2006 na área de Comunicação e Política. É também pesquisador na área de Economia Criativa, palestrante e jornalista.

Published

2020-12-15

How to Cite

De Marchi, L., & Gutierrez Mendes, G. . (2020). "We are our own media": Transformations of the music industry and the Racionais MC’s business model. Revista ALCEU, 20(42), 104–122. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.185

Issue

Section

Artigos