“A mídia somos nós”

As Transformações da indústria fonográfica e o modelo de negócio dos Racionais MC’s

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.185

Palavras-chave:

Racionais MC’s, Modelo de negócio, Rap no Brasil, Indústria fonográfica

Resumo

O propósito do artigo é analisar o modelo de negócio dos Racionais MC’s para compreender como o rap tem se articulado com a indústria fonográfica brasileira em sua atual conjuntura. O objetivo é contextualizar a trajetória do grupo em relação às transformações da indústria fonográfica nacional em anos recentes. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre indústria fonográfica e rap no Brasil, argumenta-se que os Racionais MC’s foram o primeiro grupo de rap a conseguir assumir a totalidade do controle de sua carreira, criando um paradigma na indústria fonográfica brasileira. Este êxito serve de exemplo para novos artistas da cena de rap no Brasil e pode apontar um novo cenário no atual momento de transformações estruturais desse negócio.

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Biografia do Autor

Leonardo De Marchi

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (1999-2003). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na pesquisa "Música eletrônica, tecnologias da comunicação e dinâmicas identitárias", realizada na UFF (2001-2003). Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (2004-2006), com bolsa concedida pelo CNPq. Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) (2007-2011), com bolsa concedida pelo CNPq. Entre 2009 e 2010, realizou estágio doutoral, tipo Sanduíche, no Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri (Espanha), contando com auxílio da CAPES, através da bolsa de PDEE. Em 2012, sua tese de doutorado recebeu o I Prêmio de Economia Criativa: Edital de Apoio a Estudos e Pesquisas, Ministério da Cultura do Brasil. Entre 2012 e 2015, realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa concedida pela FAPESP. Atualmente, é bolsista PNPD (CAPES) na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ). Autor do livro "A destruição criadora da indústria fonográfica brasileira, 1999-2009: dos discos físicos ao comércio digital de música" (Rio de Janeiro, Folio Digital, 2016), seus artigos abordam temas como: indústria da música, indústria audiovisual digital, economia criativa, diversidade cultural, políticas culturais, financeirização da vida cotidiana, mercado financeiro e tecnologias da informação.

Gabriel Gutierrez Mendes, Faculdades integradas Helio Alonso - FACHA

Pesquisador e Professor. Cientista Político, Docente e Pesquisador das Faculdades integradas Helio Alonso (FACHA). Doutorando em Comunicação Social na UERJ. Pesquisador do CAC (Centro de Arte e Cidade) do PPGCOM/UERJ. Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (atual IESP). Graduado em Jornalismo pela PUC-RJ, seus trabalhos de pesquisa dialogam com os campos da Comunicação e Cultura, Jornalismo e Política, Antropologia da Música, Sociologia Política, Sociologia da Arte e Estudos de Música Popular. Foi pesquisador do DOXA/IUPERJ entre 2002 e 2006 na área de Comunicação e Política. É também pesquisador na área de Economia Criativa, palestrante e jornalista.

Publicado

15.12.2020

Como Citar

De Marchi, L., & Gutierrez Mendes, G. . (2020). “A mídia somos nós”: As Transformações da indústria fonográfica e o modelo de negócio dos Racionais MC’s. Revista ALCEU, 20(42), 104–122. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.185

Edição

Seção

Artigos