“A mídia somos nós”

As Transformações da indústria fonográfica e o modelo de negócio dos Racionais MC’s

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.185

Palabras clave:

MC racional, Modelo de negocio, Rap en Brasil, Industria discográfica

Resumen

El propósito de este artículo es analizar el modelo de negocio de Racional MC's para comprender cómo se ha articulado el rap con la industria discográfica brasileña en su coyuntura actual. El objetivo es contextualizar la trayectoria del grupo en relación con las transformaciones de la industria discográfica nacional en los últimos años. A partir de una investigación bibliográfica sobre la industria discográfica y el rap en Brasil, se argumenta que los MC de Racional fueron el primer grupo de rap que pudo tomar el control total de su carrera, creando un paradigma en la industria discográfica brasileña. Este éxito sirve como ejemplo para los nuevos artistas de rap en Brasil y puede apuntar a un nuevo escenario en el momento actual de las transformaciones estructurales de este negocio.

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Biografía del autor/a

Leonardo De Marchi

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (1999-2003). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na pesquisa "Música eletrônica, tecnologias da comunicação e dinâmicas identitárias", realizada na UFF (2001-2003). Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (2004-2006), com bolsa concedida pelo CNPq. Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) (2007-2011), com bolsa concedida pelo CNPq. Entre 2009 e 2010, realizou estágio doutoral, tipo Sanduíche, no Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri (Espanha), contando com auxílio da CAPES, através da bolsa de PDEE. Em 2012, sua tese de doutorado recebeu o I Prêmio de Economia Criativa: Edital de Apoio a Estudos e Pesquisas, Ministério da Cultura do Brasil. Entre 2012 e 2015, realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa concedida pela FAPESP. Atualmente, é bolsista PNPD (CAPES) na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ). Autor do livro "A destruição criadora da indústria fonográfica brasileira, 1999-2009: dos discos físicos ao comércio digital de música" (Rio de Janeiro, Folio Digital, 2016), seus artigos abordam temas como: indústria da música, indústria audiovisual digital, economia criativa, diversidade cultural, políticas culturais, financeirização da vida cotidiana, mercado financeiro e tecnologias da informação.

Gabriel Gutierrez Mendes, Faculdades integradas Helio Alonso - FACHA

Pesquisador e Professor. Cientista Político, Docente e Pesquisador das Faculdades integradas Helio Alonso (FACHA). Doutorando em Comunicação Social na UERJ. Pesquisador do CAC (Centro de Arte e Cidade) do PPGCOM/UERJ. Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (atual IESP). Graduado em Jornalismo pela PUC-RJ, seus trabalhos de pesquisa dialogam com os campos da Comunicação e Cultura, Jornalismo e Política, Antropologia da Música, Sociologia Política, Sociologia da Arte e Estudos de Música Popular. Foi pesquisador do DOXA/IUPERJ entre 2002 e 2006 na área de Comunicação e Política. É também pesquisador na área de Economia Criativa, palestrante e jornalista.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

De Marchi, L., & Gutierrez Mendes, G. . (2020). “A mídia somos nós”: As Transformações da indústria fonográfica e o modelo de negócio dos Racionais MC’s. Revista ALCEU, 20(42), 104–122. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.185