Un libro de cabecera y una cámara en mano

circulación y consumo literario en la contemporaneidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed47.2022.143

Palabras clave:

Historia cultural, campo literario, crítica literaria, libros y lectura, Booktubers

Resumen

Este artículo busca reflexionar sobre las formas de circulación del libro a través de la actuación de un elemento "nuevo" en su circuito de comunicación, los BookTubers. Lectores que exponen sus opiniones literarias en el ciberespacio, estos internautas son la voz que durante muchos años estuvo ausente en el campo literario: la de la recepción no calificada. Trabajando con conceptos de la historia cultural (Robert Darnton y Roger Chartier) y la sociología de la cultura (Pierre Bourdieu), investigo la naturaleza y las propiedades de esta comunidad en línea para determinar su papel en el mundo de los libros. Tomando como método de examen el modelo propuesto por el historiador estadounidense Robert Darnton, llamado circuito de comunicación de la producción y recepción de libros, mi conclusión es que los BookTubers provocan un cortocircuito en la transmisión de textos impresos y, en consecuencia, en el campo. literario, sacudiendo la función tradicional de la crítica, que es presentar el libro al lector.

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Biografía del autor/a

Eliane Hatherly Paz, ECO-UFRJ

Doutora e Mestre em Letras, ambos pela PUC-Rio. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura na ECO-UFRJ (Bolsista PDS-FAPERJ 2018/2019). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (PUC-Rio), pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UNESA) e em Assessoria de Comunicação (UniverCidade). Possui especialização em Book Publishing - Formação Executiva na Indústria do Livro (FGV-RJ) e em Book Publishing (NYU). Atualmente, integra o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (Nepcom-UFRJ). Participou da equipe de pesquisadores da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio de Março de 2007 a Março de 2012. Coordenadora das pós-graduações lato sensu "A Produção do livro: do autor ao leitor" e "Leitura: teoria e práticas" na CCE/PUC-Rio (2006-2007; 2009-2011), onde ministrou as disciplinas "A História do Livro", "Linhas editoriais" e "Leitura: história e representações". Atuou como Professora-Tutora no curso de Capacitação em EAD da CEAD/UNIRIO, de 2011 a 2013 (Bolsista Capes). Bolsista Capes PDEE entre maio e setembro de 2011 (École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHESS - Paris/França). Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em produção editorial, atuando como redatora, preparadora e revisora de originais, coordenadora editorial, e, recentemente, como preparadora e revisora de audiolivros. No campo acadêmico, pesquisa principalmente os seguintes temas: história, produção e mercado editorial; história da leitura; questões do campo editorial; censura e liberdade de expressão; novas tecnologias de comunicação e publicação.

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Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Hatherly Paz, E. (2022). Un libro de cabecera y una cámara en mano: circulación y consumo literario en la contemporaneidad. Revista ALCEU, 22(47), 125–142. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed47.2022.143