Atração e distração visual nos cavaletes eleitorais dos candidatos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.174

Palabras clave:

Atração, Publicidade Externa, Distração

Resumen

Em 2014, em função de uma série de limitações impostas pela legislação eleitoral, a publicidade externa foi muito usada pelos candidatos. O problema é que as principais avenidas e cruzamentos das cidades foram tomadas por cavaletes, gerando uma enorme poluição visual. A partir desta questão é que surge o nosso problema de pesquisa: este acúmulo de quase um cavalete sobre o outro cria uma sensação de atração ou de distração em relação às propagandas políticas dos candidatos? Para isso, como suporte metodológico, será utilizada a perspectiva funcionalista, que permite analisar as relações entre os meios de comunicação e a sociedade. E, para entender melhor estes processos e relações, será aplicado um estudo de recepção para medir e avaliar se há um processamento da linguagem e uma consequente sensação de atração ou de distração em relação aos cavaletes de rua colocados pelos candidatos.

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Biografía del autor/a

Sérgio Roberto Trein

Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre e Doutor em Comunicação pela PUCRS. Pós-Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atuou como professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e como professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Membro da Comissão Assessora do ENADE 2012 e do ENADE 2015, na área de Comunicação Social, junto ao INEP. Integrante do grupo de pesquisa 4C - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas, na Escola de Comunicações e Artes da USP, e do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral, na Universidade Federal do Paraná. Áreas de pesquisa: comunicação e marketing, gestão de marcas, mídias out-of-home (mídia externa), métricas não declaradas e comunicação política. 

Publicado

2016-06-10

Cómo citar

Trein, S. R. (2016). Atração e distração visual nos cavaletes eleitorais dos candidatos. Revista ALCEU, 16(32), 225–237. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.174