Atração e distração visual nos cavaletes eleitorais dos candidatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.174

Palavras-chave:

Atração, Publicidade Externa, Distração

Resumo

Em 2014, em função de uma série de limitações impostas pela legislação eleitoral, a publicidade externa foi muito usada pelos candidatos. O problema é que as principais avenidas e cruzamentos das cidades foram tomadas por cavaletes, gerando uma enorme poluição visual. A partir desta questão é que surge o nosso problema de pesquisa: este acúmulo de quase um cavalete sobre o outro cria uma sensação de atração ou de distração em relação às propagandas políticas dos candidatos? Para isso, como suporte metodológico, será utilizada a perspectiva funcionalista, que permite analisar as relações entre os meios de comunicação e a sociedade. E, para entender melhor estes processos e relações, será aplicado um estudo de recepção para medir e avaliar se há um processamento da linguagem e uma consequente sensação de atração ou de distração em relação aos cavaletes de rua colocados pelos candidatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Roberto Trein

Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre e Doutor em Comunicação pela PUCRS. Pós-Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atuou como professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e como professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Membro da Comissão Assessora do ENADE 2012 e do ENADE 2015, na área de Comunicação Social, junto ao INEP. Integrante do grupo de pesquisa 4C - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas, na Escola de Comunicações e Artes da USP, e do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral, na Universidade Federal do Paraná. Áreas de pesquisa: comunicação e marketing, gestão de marcas, mídias out-of-home (mídia externa), métricas não declaradas e comunicação política. 

Downloads

Publicado

10.06.2016

Como Citar

Trein, S. R. (2016). Atração e distração visual nos cavaletes eleitorais dos candidatos. Revista ALCEU, 16(32), 225–237. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.174

Edição

Seção

Artigos