Livro-aplicativo e jogo

Experiências mediadas por conflitos dados na materialidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.182

Palabras clave:

Libro-aplicación y juego, Protocolos de lectura, Experiencia de lectura

Resumen

Al observar los procesos de convergencia, el artículo tiene como objetivo discutir la relación entre la aplicación del libro y el juego en un contexto de la experiencia lector-jugador. En vista de las producciones que proponen asociar recursos literarios y gamificación, es posible observar tensiones inscritas en la materialidad que promueven experiencias que, lejos de alcanzar el encanto, se fijan en los medios deslumbrantes. De Chartier (2011), Dewey (2010), Rocha (2004) y Eco (1984, 1996) y el objeto empírico The Silent History, hay disonancia entre lo que se muestra en las interfaces gráficas y lo que es programado como un experimento. Se infiere que, aunque el objeto ya no conserva una similitud cualitativa en relación con su referente impreso, todavía está anclado en la cultura masiva, ya sea a través de la serialidad y la participación mediada, lo que indica el hecho de que la convergencia ha afirmado conflictos que reverberarán en el pacto de lectura y la experiencia de la lectura misma.

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Biografía del autor/a

Carina Ochi Flexor

Docente da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS). Doutorado e mestrado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Graduação em Arte e Tecnologia pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Foi professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (2015-2019), coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Unifacs/Laureate (2009-2015) e da Pós-Graduação em Design de Comunicação Visual da mesmo instituição (2008-2009). Foi professora e orientadora dos cursos de graduação em Design e Publicidade e Propaganda e da pós-graduação em Design da Unifacs/Laureate (2000-2015). Pesquisadora do MediaLab - Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (UFG), do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (UFS) e do CHISGAP - Critical, Historical and international Studies on Gender and Press. Primeiro lugar no Prêmio Jabuti, na Categoria Projeto Gráfico, em 2010. Membro da Comissão Assessora de Área Publicidade e Propaganda INEP (2015-2017). Avaliadora ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC. Experiência nas áreas de Comunicação e Design, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cultura digital, livros digitais, experiência da leitura, cultura visual e literacia transmídia. 

Tatiana Guenaga Aneas, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora adjunta II do Departamento de Comunicação, membro permanente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Lavint - Laboratório de Análise em Visualidades, Narrativas e Tecnologia. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom/Universidade Federal da Bahia (2016). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma instituição (2011). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2007). Leciona disciplinas nas áreas de Comunicação Visual, Teorias da Comunicação, Teorias da Imagem, Estética e Semiótica. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas ao campo do audiovisual e da tecnologia, publicidade e narrativas transmidiáticas.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Ochi Flexor, C., & Guenaga Aneas, T. . (2020). Livro-aplicativo e jogo: Experiências mediadas por conflitos dados na materialidade. ALCEU, 20(42), 55–70. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed42.2020.182