Érase una vez en... Hollywood

La Recurrencia De Las Imágenes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed45.2021.62

Palabras clave:

Pop Art, Quentin Tarantino, Teoría crítica

Resumen

O artigo interpreta Era uma Vez em... Hollywood, de Tarantino, através de uma postura que, inspirada na crítica imanente de Benjamin, discute a estética numa sociedade industrializada, em busca de critérios que permitam sua interpretação. Busca-se indicar de que modo Tarantino se concentra em traços de certos gêneros usualmente menosprezados, construindo seu cinema a partir desses restos. O texto aponta problemáticas comuns entre tal gesto e a Arte Pop. Sem indicar qualquer adesão entre o diretor a essa vertente artística, o texto indica que ambas convergem num projeto homólogo, lidando com imagens saturadas, na tentativa de oferecer-lhes outra dimensão.

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Biografía del autor/a

João Martins Ladeira

João Martins Ladeira é professor adjunto da UFPR, atuando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Comunicação. Possui doutorado em sociologia pelo Iuperj (2009). Fez tanto o mestrado quanto a graduação em Comunicação pela UFF (2003, 2001). Entre 2012 e 2019, foi professor do PPGCC/Unisinos ? instituição na qual ocupou a função de bolsista Capes/PNPD durante um estágio pós-doutoral em 2011. Exerceu também o papel docente em algumas universidades particulares. Pesquisador associado aos grupos Unisinos Tcav, Iesp Netsal e UFPR Nefics, seus principais interesses de pesquisa são tecnologias da comunicação e informação, estudos de audiovisual, arqueologia da mídia, cultura visual.

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Publicado

2021-12-16

Cómo citar

Martins Ladeira, J. (2021). Érase una vez en. Hollywood: La Recurrencia De Las Imágenes. Revista ALCEU, 21(45), 32–50. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed45.2021.62