A significação da joia na contemporaneidade:
a percepção do consumidor e a produção de sentido das marcas
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.242Palavras-chave:
Joia, Sentidos da jóia, Consumo, Cultura material, SemióticaResumo
São complexas e cada vez mais desafiadoras as relações estabelecidas no âmbito do consumo. Como demonstram as teorias (sociologia e antropologia), o consumo envolve em uma lógica ritualística, mercadológica, vinculativa e relacional uma dimensão simbólica (dos significados), uma dimensão material (dos produtos) e uma dimensão humana (dos consumidores). Este artigo deriva de um esforço investigativo que abarca teoria e empiria, procurando entender os dilemas e os desafios do consumo de joias nos dias atuais. A partir do estudo realizado, de abordagem qualitativa e paradigma teórico interpretativista, propomos aqui discussões e reflexões sobre o desenvolvimento do mercado joalheiro no Brasil, o consumo simbólico na contemporaneidade e o efetivo papel da comunicação publicitária nas dinâmicas do consumo.
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