Metaverso

Possibilidades para um ambiente imersivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.299

Palavras-chave:

Comunicação, Imersão, Narrativas, Ambientes, Metaverso

Resumo

O artigo analisa a proposta do professor Scott Galloway, da Universidade de Nova York, no SXSW, em Austin, Texas, em abril de 2022. Ele fez críticas ao que Mark Zuckerberg, criador do Facebook, hoje Meta, apresentou como sendo o futuro da Internet, dizendo que não seria viável um metaverso baseado em realidade virtual. Esta ideia tem suas razões. Uma delas é a dificuldade de se implementar uma estrutura visual para manter o metaverso, além dos custos dos equipamentos necessários para se ter acesso a ele. Há outros motivos para se pensar que os ideais de Zuckerberg não são os mais fáceis e simples de se cumprirem, que serão analisados no decorrer desta exposição. Falas do próprio Zuckerberg, e de pessoas ligadas a ele, e matérias sobre metaverso servirão de base para reflexão, além de outros pontos relevantes para se demonstrar como a ideia pode ser considerada plural e inclusiva.

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Biografia do Autor

Carlos Pernisa Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição.

Marcelo Ferreira Moreno, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor associado do Dep.de Ciência da Computação e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãoda UFJF. Doutor e Mestre em Informática pela PUC-Rio.

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Publicado

30.08.2023

Como Citar

Pernisa Júnior, C., & Ferreira Moreno, M. (2023). Metaverso: Possibilidades para um ambiente imersivo. Revista ALCEU, 23(49), 68–84. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.299

Edição

Seção

Artigos