Metaverso
Possibilidades para um ambiente imersivo
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.299Palavras-chave:
Comunicação, Imersão, Narrativas, Ambientes, MetaversoResumo
O artigo analisa a proposta do professor Scott Galloway, da Universidade de Nova York, no SXSW, em Austin, Texas, em abril de 2022. Ele fez críticas ao que Mark Zuckerberg, criador do Facebook, hoje Meta, apresentou como sendo o futuro da Internet, dizendo que não seria viável um metaverso baseado em realidade virtual. Esta ideia tem suas razões. Uma delas é a dificuldade de se implementar uma estrutura visual para manter o metaverso, além dos custos dos equipamentos necessários para se ter acesso a ele. Há outros motivos para se pensar que os ideais de Zuckerberg não são os mais fáceis e simples de se cumprirem, que serão analisados no decorrer desta exposição. Falas do próprio Zuckerberg, e de pessoas ligadas a ele, e matérias sobre metaverso servirão de base para reflexão, além de outros pontos relevantes para se demonstrar como a ideia pode ser considerada plural e inclusiva.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Pedro Henrique Ventura Rodrigues de. Modelo de representação e orquestração em nuvem para a contação pervasiva de histórias. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, 2021.
ALMEIDA, Pedro H. V. R.; PERNISA JR., Carlos; MORENO, Marcelo F. Representation model and cloudbased orchestrator for pervasive storytelling. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia”22). Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2022. DOI: 10.1145/3539637.3558047.
BARBOSA, Soraia. The Sims completa 20 anos: lista traz 10 curiosidades sobre a franquia. TechTudo. 04 fev. 2020. Disponível em https://www.techtudo.com.br/listas/2020/02/the-sims-completa-20-anos-lista-traz10-curiosidades-sobre-a-franquia.ghtml. Acesso em 01 jun. 2022.
FANTINATO, Giovanna. Facebook anuncia Ray-Ban Stories, óculos inteligentes com câmeras. Tecmundo. 09 set. 2021. Disponível em https://www.tecmundo.com.br/produto/224612-facebook-anuncia-ray-banstories-oculos-inteligentes-cameras-5-mp.htm. Acesso em 01 de junho de 2022.
HILDEBRAND, Yuri. Metaverso nos games é ideia antiga: entenda conceito, de Habbo a PK XD. TechTudo. 23 mar. 2022. Disponível em https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/03/metaverso-nos-games-eideia-antiga-entenda-conceito-de-habbo-a-pk-xd.ghtml. Acesso em 01 jun. 2022.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Tradução de Maria Luísa X. de A. Borges. Revisão técnica de Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ED., 2001.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.
MACHADO, Ricardo. Paula Sibilia: Metaverso: entre planos e incertezas, o risco de uma “bolha sem fora”. IHU On-Line: revista do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, São Leopoldo: RS, n. 550, p. 17-23, nov. 2021. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/550. Acesso em 19 de janeiro de 2022.
______. Rafael Zanatta: Metaverso: entre a possibilidade de uma existência estendida e a escravidão algorítmica. IHU On-Line: revista do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, São Leopoldo: RS n. 550, p. 4-16, nov. 2021. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/550. Acesso em 19 de janeiro de 2022.
MEIRA, Silvio. Definindo o metaverso. TDS. 2022. Disponível em https://tds.company/library/definindo-ometaverso/. Acesso em 15 jul. 2022.
META Quest 2, óculos de realidade virtual, recebeu um grande aumento em seu preço. Hardware.com.br. 27 jul. 2022. Disponível em https://www.hardware.com.br/noticias/2022-07/meta-quest-2-oculos-derealidade-virtual-recebeu-um-grande-aumento-em-seu-preco.html. Acesso em 28 jul. 2022.
METAVERSO: tudo sobre o mundo virtual que está chamando a atenção dos investidores. Infomoney. 2022. Disponível em https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/. Acesso em 28 jul. 2022.
MOGNON, Mateus. Oculus Quest 2 é o novo headset VR do Facebook de US$ 299. Tecmundo. 16 set. 2020. Disponível em https://www.tecmundo.com.br/produto/177943-oculus-quest-2-novo-headset-vrfacebook-us-299.htm. Acesso em 01 de junho de 2022.
MONTEIRO, Rafael. Quando Minecraft foi lançado e quem criou? Veja 10 perguntas e respostas. TechTudo. 22 mar. 2021. Disponível em https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/03/quando-minecraft-foilancado-e-quem-criou-veja-10-perguntas-e-respostas.ghtml. Acesso em 01 jun. 2022.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução de Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural/Unesp, 2003.
NADALE, Marcel. 5 problemas dos óculos de RV e o que a Meta está fazendo para resolvê-los. Tilt. UOL. 20 jun. 2022. Disponível em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/06/20/5-problemas-dosoculos-de-rv-e-as-inovacoes-da-meta-para-resolve-los.htm. Acesso em 04 jul. 2022.
NAÍSA, Letícia. Facebook muda nome para Meta e anuncia investimento em metaverso e RV. Tilt. UOL. 28 out. 2021. Disponível em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/10/28/facebook-lanca-ometaverso-veja-as-novidades.htm. Acesso em 22 nov. 2021.
SCHULZE, Thomas. Second Life: o que mudou nos 16 anos do popular game online. TechTudo. 09 nov. 2019. Disponível em https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/11/second-life-o-que-mudou-nos-16-anos-do-popular-game-online.ghtml. Acesso em 01 jun. 2022.
STEPHENSON, Neal. Snow Crash. New York: Bantam Books, 1992. (Bantam Spectra Book)
VIANA E SILVA, Luana. Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. Tese de doutorado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação, Programa de PósGraduação em Comunicação, 2022.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1975.
YAHN, Camila. Existe sustentabilidade no metaverso? FFW Media. 10 mar. 2022. Disponível em https://ffw.uol.com.br/noticias/sustentabilidade/existe-sustentabilidade-no-metaverso/. Acesso em 27 jul. 2022.
YOUTUBE. Provocative Predictions with Scott Galloway | SXSW 2022. 18 abr. 2022. Disponível em https://youtu.be/zRcl77pnbgY. Acesso em 20 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ALCEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.