Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome: a comunicação pública como fator estratégico para a cidadania

Experiências do Grupo de Trabalho USP Políticas Públicas de combate à insegurança alimentar e à fome.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.374

Palavras-chave:

Insegurança Alimentar, Comunicação Pública, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo tem como foco situar o papel da Comunicação no âmbito das demais áreas do conhecimento relacionadas com a questão do combate da insegurança alimentar e da fome no contexto da realidade brasileira. Para contextualizar esta problemática, apresenta-se inicialmente uma análise descritiva sobre questões da alimentação e da fome, a partir de dados da ONU-Organização das Nações Unidas. Em seguida trata sobre a necessidade do estabelecimento de políticas públicas para combater a gravidade da fome e da insegurança alimentar. Tendo como referência um caso propositivo descreve sobre os trabalhos desenvolvidos pelo  Grupo de Trabalho-GT “USP Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome”(2021-2022), criado pela Universidade de São Paulo que culminou com a entrega do relatório final em 2023 com 39 proposições. Destaca a Comunicação Organizacional como estratégica e abrangente e  apresenta as principais concepções sobre Comunicação Pública e suas aplicações como fator essencial  na defesa do interesse público. Com base  na pesquisa bibliográfica e na  metodologia adotada do processo do planejamento estratégico de comunicação, descreve como foram realizadas as atividades de Comunicação Pública em conexão com as demais áreas de conhecimento deste GT para difusão de políticas públicas ligadas aos temas da alimentação saudável, insegurança alimentar e combate à fome. Demonstra como as ações comunicativas contribuíram para que a Universidade de São Paulo, tornasse público  para a sociedade, os poderes públicos e outros organismos institucionais públicos e privados os resultados dos trabalhos do GT USP Políticas Públicas e suas proposições. Esta experiência busca demonstrar como a Comunicação Pública, entendida como fator estratégico, pode fazer a diferença na defesa do interesse público e do direito à alimentação como um direito de cidadania.

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Biografia do Autor

Margarida Maria Krohling Kunsch, Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo - ECA/USP

Professora emérita e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), da qual foi diretora de 2013 a 2017. Doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Coordenadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) e do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM) da ECA-USP. Foi Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (2018-2021). Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Representante de área de Comunicação e Informação no Comitê Assessor (CA-AC) do CNPq (2019 -2022).

Simone Denise Gardinali Navacinsk, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) - USP

Pesquisadora do INCT Combate à Fome: estratégias e políticas públicas para a realização do direito humano à alimentação adequada - Abordagem transdisciplinar de sistemas alimentares com apoio de Inteligência Artificial - EIXO COMUNICAÇÃO. Pós Doutorado pelo IEA-USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2022-2023) - Projeto "Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome: a comunicação pública como fator estratégico".

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Publicado

19.10.2023

Como Citar

Krohling Kunsch, M. M., & Gardinali Navacinsk, S. D. (2023). Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome: a comunicação pública como fator estratégico para a cidadania: Experiências do Grupo de Trabalho USP Políticas Públicas de combate à insegurança alimentar e à fome . Revista ALCEU, 23(50), 8–29. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.374

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Cidadania