1976

As aventuras de Alice pelo cinema latino-americano (1976)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed54.2024.435

Palavras-chave:

Lewis Carroll, Cinema Experimental, Gilles Deleuze, Cinema Latino-Americano

Resumo

Partindo de Alice no país das Maravilhas de Lewis Carroll, buscou-se demonstrar a potência desta obra literária em inspirar múltiplas releituras, provocando a criatividade tanto no território da imagem quanto no da linguagem. Mais do que um produto, Carroll inventou um modo de produção, que pode ser utilizado como ferramenta criativa de contestação, ao torcer a linguagem nela inserindo enigmas, trocadilhos e paradoxos. No campo do cinema experimental, duas produções latino-americanas de Alice, realizadas em 1976 sob regimes ditatoriais, foram tomadas como exemplos de utilização do nonsense para provocar a multiplicação de sentidos, em uma análise realizada sob a ótica da filosofia de Deleuze. Ao inverter o sentido óbvio dado pelo bom senso e pelo senso comum, o nonsense força a invenção de novas aberturas, nos empurrando para caminhos outrora impensáveis. Brincando com os sentidos, é possível promover críticas aos regimes totalitários e potencializar a vida em tempos sombrios.

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Biografia do Autor

ALINE SANCHES, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Rodrigo Correa Gontijo, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto no curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

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Publicado

11.12.2024

Como Citar

SANCHES, A., & Gontijo, R. C. (2024). 1976: As aventuras de Alice pelo cinema latino-americano (1976). Revista ALCEU, 24(54), 61–78. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed54.2024.435

Edição

Seção

Artigos