A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.119

Keywords:

Journalism, Disruptive innovation, Business model

Abstract

This article is the beginning of a follow-up and analysis research on the disruption of traditional journalism, and seeks to show how the internet has put in check the business model of traditional newspapers, both printed and on the web. The text matches the New York Times Innovation Report, its consequences and the new report launched in 2017 with the changes that are occurring in the Rio de Janeiro newspapers O Globo, Extra and Expresso. This paper assesses the financial basis for this model disintegration, and analyzes the case of two attempts to make quality journalism on the internet: Projeto Colabora and Agência Pública. Christensen’s disruptive innovation concept and authors such as Bauman and Anderson help in understanding what is happening because of the technological changes. The conclusion is that the new model for journalism will be found by trial and error and concentrated in niches.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patricia Mauricio

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestre (2001) e Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo (1985) pela mesma Universidade. É professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio desde 1998, é coordenadora adjunta de Graduação desde setembro de 2018 e foi coordenadora do curso de Jornalismo de abril de 2016 a setembro de 2018. Atualmente é vice-líder do grupo de pesquisa, do CNPq, Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais, líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação da PUC-Rio (EPC/PUC-Rio) e membro do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação do Intercom. É membro da equipe editorial da revista acadêmica Eptic e diretora de Relações Institucionais da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura Capítulo Brasil (Ulepicc/BR). Publicou o livro Conflitos na TV digital brasileira (Editora PUC-Rio/Apicuri, 2012).Sua pesquisa no mestrado foi sobre jornalismo, tema que permanece estudando. Ao pesquisar sobre TV digital no doutorado, ampliou seu campo de estudos para as mídias e plataformas digitais, sua regulação, impactos no jornalismo, condições de produção, contexto socioeconômico e seus reflexos sobre o conteúdo. Dirigiu sua carreira para a área acadêmica após trabalhar como jornalista em algumas das principais redações de jornal (O Globo e O Dia), rádio (Jornal do Brasil AM) e televisão (Bandeirantes) do Rio de Janeiro, tendo atuado neste período como repórter especial, chefe de pauta e chefe de reportagem.

Published

2017-12-10

How to Cite

Mauricio, P. (2017). A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet. Revista ALCEU, 17(35), 62–78. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.119

Issue

Section

Artigos