A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.119Palavras-chave:
Jornalismo, Inovação disruptiva, Modelos de negóciosResumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre a disrupção do jornalismo tradicional, e busca mostrar como a internet colocou em xeque o modelo de negócios dos jornais tradicionais, tanto impressos como na web. O texto coteja o relatório de inovação do The New York Times, suas consequências e o novo relatório lançado em 2017 com mudanças que estão ocorrendo nos jornais cariocas O Globo, Extra e Expresso. O artigo avalia a base financeira desta desintegração de modelo e faz uma análise de caso de duas tentativas de fazer jornalismo de qualidade na internet: o Projeto Colabora e a Agência Pública. O conceito de inovação disruptiva de Christensen, e autores como Bauman e Anderson auxiliam na compreensão do que ocorre a partir das mudanças tecnológicas. A conclusão é de que o novo modelo para o jornalismo será encontrado por tentativa e erro e com veículos concentrados em nichos.
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