A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.119

Palabras clave:

Jornalismo, Inovação disruptiva, Modelos de negócios

Resumen

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre a disrupção do jornalismo tradicional, e busca mostrar como a internet colocou em xeque o modelo de negócios dos jornais tradicionais, tanto impressos como na web. O texto coteja o relatório de inovação do The New York Times, suas consequências e o novo relatório lançado em 2017 com mudanças que estão ocorrendo nos jornais cariocas O Globo, Extra e Expresso. O artigo avalia a base financeira desta desintegração de modelo e faz uma análise de caso de duas tentativas de fazer jornalismo de qualidade na internet: o Projeto Colabora e a Agência Pública. O conceito de inovação disruptiva de Christensen, e autores como Bauman e Anderson auxiliam na compreensão do que ocorre a partir das mudanças tecnológicas. A conclusão é de que o novo modelo para o jornalismo será encontrado por tentativa e erro e com veículos concentrados em nichos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Mauricio

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestre (2001) e Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo (1985) pela mesma Universidade. É professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio desde 1998, é coordenadora adjunta de Graduação desde setembro de 2018 e foi coordenadora do curso de Jornalismo de abril de 2016 a setembro de 2018. Atualmente é vice-líder do grupo de pesquisa, do CNPq, Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais, líder do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação da PUC-Rio (EPC/PUC-Rio) e membro do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação do Intercom. É membro da equipe editorial da revista acadêmica Eptic e diretora de Relações Institucionais da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura Capítulo Brasil (Ulepicc/BR). Publicou o livro Conflitos na TV digital brasileira (Editora PUC-Rio/Apicuri, 2012).Sua pesquisa no mestrado foi sobre jornalismo, tema que permanece estudando. Ao pesquisar sobre TV digital no doutorado, ampliou seu campo de estudos para as mídias e plataformas digitais, sua regulação, impactos no jornalismo, condições de produção, contexto socioeconômico e seus reflexos sobre o conteúdo. Dirigiu sua carreira para a área acadêmica após trabalhar como jornalista em algumas das principais redações de jornal (O Globo e O Dia), rádio (Jornal do Brasil AM) e televisão (Bandeirantes) do Rio de Janeiro, tendo atuado neste período como repórter especial, chefe de pauta e chefe de reportagem.

Publicado

2017-12-10

Cómo citar

Mauricio, P. (2017). A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet. Revista ALCEU, 17(35), 62–78. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.119