v. 24 n. 52 (2024): Edição 52

  • Diálogos entre esporte, comunicação, cultura e política

    Vera Lúcia Follain de Figueiredo; Alexandre Augusto Freire Carauta
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.418

Editorial

  • Estudos contemporâneos em comunicação e esporte

    Ronaldo George Helal, Leda Maria da Costa, Fausto Amaro
    3-7
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.419

Dossiê Estudos contemporâneos em comunicação e esporte

  • A amarelinha, o Mineiraço, Lula e Bolsonaro futebol, cultura e política no Brasil do século XXI

    Paolo Demuru
    8-37
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.414
  • Narrativas midiáticas para o “dessequestro” da camisa da seleção brasileira de futebol Política e futebol: a Canarinho em disputa

    Vania Oliveira Fortuna, Marcelo Alves de Resende
    38-58
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.412
  • Qual é o objetivo de ganhar uma Copa do Mundo? Trinta e seis anos de futebol e nacional(ismo) na Argentina

    Pablo Alabarces, Juan Branz, José Garriga Zucal
    59-83
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.420
  • O “gênero da bola” Mulheres e futebol na mídia

    Carmen Rial, Caroline Soares de Almeida
    84-119
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.417
  • Desigualdade de gênero no jornalismo esportivo impresso A face oculta da assimetria nas páginas de jornais

    Adriana Barsotti, Júlia da Cruz Carvalho
    120-141
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.404
  • O sucesso por trás dos números uma análise sobre os recordes de audiência no futebol de mulheres

    Soraya Barreto Januário, Daniel Leal
    142-157
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.421
  • As paisagens dos megaeventos esportivos antes , durante e depois da Pandemia O caso da Maratona do Rio de Janeiro

    Tatiana Cioni Couto
    158-175
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.399
  • Lógica de mercado, lógica espetacular, cultura do consumo e Champions League Reflexões sobre o futebol comercializado como poder*

    Luca Bifulco
    176-198
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.403
  • Finanças, mídia e futebol o modelo de multi-club ownership e inserção dos fundos de private equity

    Irlan Simões dos Santos, Jonathan Ferreira, João Ricardo Pisani
    199-217
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.408
  • Entre os fast-thinkers e os low-thinkers O primado da opinião na cobertura da TV brasileira sobre o mundial de futebol de 2022 no Catar

    José Carlos Marques
    218-237
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.387
  • A construção de um ídolo transcultural no mercado global

    Leticia Cantarela Matheus, Filipe Mostaro
    238-255
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.400
  • Silêncio na favela Rivalidade, dramatização e estereótipos de classe nas representações sociais do FlaFlu

    Thalita Neves
    256-268
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.407
  • A(s) masculinidade(s) torcedoras Uma análise discursiva do imaginário dos cantos da torcida do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

    André Iribure Rodrigues, Soraya Bertoncello
    269-287
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.386
  • A volta ao mundo pelo Belgrano Uma etnografia sobre as formas de viajar em um clube de futebol argentino

    Nicolás Cabrera
    288-307
    DOI: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v24.ed52.2024.390

Resenha